Lojistas do Rio questionam nome da rua que homenageia Paulo Gustavo
Os comerciantes afirmam que serão prejudicados, uma vez que eles terão que alterar materiais publicitários e a documentação das lojas
atualizado
Compartilhar notícia
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas) está tentando reverter a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, que passou a ser chamada de Rua Paulo Gustavo, em homenagem ao ator que morreu por Covid-19 no dia 4 de maio.
A entidade pleiteia a reversão do nome junto ao prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT). Ao Uol, o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil, disse que a alteração do nome da rua prejudica os lojistas, uma vez que eles terão que alterar materiais publicitários e a documentação dos estabelecimentos, a fim de fechar contratos com os fornecedores.
O sindicato encaminhou um ofício à prefeitura no dia 10 de maio, antes da alteração do nome, no qual dizia que a homenagem ao ator é “justíssima”, porém, questiona a forma como a decisão foi conduzida.
“A pergunta da consulta (‘Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?’) não deixava margem para nenhuma outra sugestão, praticamente direcionando o votante”, diz o ofício.
O documento ainda afirma: “Guardadas as devidas proporções, imagine o Rio de Janeiro trocar o nome da Avenida Rio Branco, ou São Paulo rebatizar a Avenida Paulista. Pois é o que, numa escala obviamente muitíssimo menor, a Moreira César representa para Niterói”.
Emoção
O presidente da entidade critica a ocasião que a pergunta foi feita: “A consulta foi feita no mesmo dia da morte. Na emoção, obviamente 100% da população vai dizer sim”, afirmou Tauil.
Questionado se a alteração do nome poderia beneficiar os comerciantes, uma vez que a circulação de pessoas seria maior em visita a homenagem, Tauil respondeu: “É bonito? É bonito, mas imagina mudar o seu nome? É a sua história”.