Loja do McDonald’s alvo de crítica muda placa multigênero do banheiro
Desenho na porta dos banheiros de lanchonete em Bauru (SP) foi alterado, após notificação da prefeitura. Vídeo havia viralizado na internet
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de ser alvo de polêmica por adotar placas multigênero na porta dos banheiros, uma unidade do McDonald’s localizada em Bauru (SP) foi obrigada a alterar as indicações nos sanitários. A prefeitura da cidade notificou a lanchonete, alegando supostas irregularidades.
O desenho anterior, que trazia os indicativos de homem, mulher ou pessoa que não se identifica com esses gêneros (não binária), foi retirado das portas e, agora, há somente o símbolo isolado de masculino ou feminino acima da inscrição “WC individual”.
A prefeitura de Bauru notificou o McDonald’s no último dia 13 de novembro apontando descumprimento de exigências do Código Sanitário local. Essa teria sido a única motivação da mudança, confirmada em nota pela rede de lanchonetes.
Vídeo viralizou
Nas últimas semanas, no entanto, um vídeo feito por uma moradora da cidade, indignada com a falta de exclusividade de gênero nos banheiros do local, viralizou na internet. A mulher chega a dizer, na gravação, que o McDonald’s seria comunista por adotar banheiros “multigênero”.
Veja:
“Eu não admito isso na minha cidade. Não quero usar banheiro com homem, sou contra isso. Eu não aceito. Quero que todos os vereadores de Bauru deem um jeito nisso”, diz a moradora no vídeo.
Além de dividir opiniões e ser alvo de piadas, o caso acabou reforçando a reação de políticos locais. Dois vereadores de Bauru já tinham se manifestado contra. Eles foram ao local e também fizeram um vídeo criticando a lanchonete.
Segunda vez
Em setembro deste ano, uma unidade da rede recém-inaugurada em São Roque, também no estado de São Paulo, já havia feito a alteração da placa após repercussão do conceito multigênero.