metropoles.com

Litoral catarinense é atingido por tipo de tsunami. Vídeo

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o fenômeno é raro e difícil de prever. É o segundo ano seguido que tsunami é registrado em SC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida.
1 de 1 imagem colorida. - Foto: Reprodução

Um fenômeno incomum foi registrado na madrugada desta segunda-feira (2/11) na região costeira de Jaguaruna, Santa Catarina. Trata-se de um tsunami meteorológico, que ocasionou uma subida repentina de um metro na maré. Câmeras de segurança flagraram o momento que as águas sobem na costa.

Veja vídeo: 

 

O tsunami meteorológico foi registrado por volta da 1h da manhã, percorrendo uma vasta extensão de terra. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o fenômeno é raro e difícil de prever.

“Esse fenômeno pode ser claramente diferenciado de ressacas ou agitações marítimas, pois os modelos não indicavam mar agitado nem maré alta. Além disso, no momento da ocorrência, uma intensa Linha de Instabilidade (LI) estava presente no Litoral Sul, coincidente com o avanço do mar, o que permite classificar o evento como um tsunami meteorológico”, diz a Defesa Civil em nota.

A Defesa explica que as Linhas de Instabilidade são formadas pela junção de tempestades dispostas de maneira alinhada no mar. Quando essas linhas passam paralelamente à costa, podem provocar alterações abruptas na pressão atmosférica e rajadas de ventos intensas, contribuindo para o avanço da água do mar em direção à praia.

As linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se alastram, perturbando as águas do mar. Esse “choque” faz com que as águas e as Linhas de Instabilidade tenham quase a mesma velocidade de propagação. Dessa forma, a altura da onda é amplificada e, ao avançar em direção à costa, pode aumentar ainda mais rapidamente, atingindo vários metros em poucos minutos.

“Esse fenômeno provoca uma elevação súbita do nível do mar, podendo gerar ressacas e inundações costeiras. O alcance da inundação dependerá da inclinação da praia e da presença ou ausência de dunas”.

Não é a primeira vez que o fenômeno é registrado em Santa Catarina. No ano passado, no dia 11 de novembro, um tsunami do tipo atingiu o município de Laguna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?