metropoles.com

Lira reunirá líderes para tentar votar Carf e marco fiscal nesta 6ª

A Câmara dos Deputados fará reunião com líderes nesta sexta (7/7) para votar os destaques do segundo turno da PEC da reforma tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida mostra o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no plenário - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no plenário - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que fará uma reunião com os líderes da Casa nesta sexta-feira (7/7), para emplacar o restante das pautas previstas para esta semana: arcabouço fiscal e Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). Em coletiva de imprensa, Lira também comemorou a aprovação da reforma tributária.

“O sentimento é de dever cumprido [com a aprovação da reforma]. Eu espero votar as pautas econômicas, vamos nos reunir com os líderes para decidir se voltamos hoje Carf e arcabouço. A reunião é para isso, para decidir se vota o Carf e arcabouço. Se nós votarmos hoje, entramos de recesso”, afirmou Lira.

Ele também considerou a aprovação da PEC nº 45/2019 (reforma tributária) um “legado” para o Congresso Nacional: “É um legado para o Congresso Nacional. Tive a feliciadade de estar na Presidencia no momento da aprovação. Mas é como eu disse: um projeto você não aprova só, imagine uma reforma dessa magnitude. Ela é do país”, explicou.

Esta semana foi de esforço concentrado para que os deputados votassem as três matérias que são prioridades para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São os últimos dias de trabalho dos parlamentares antes do recesso.

Os projetos

Em maio, o governo federal encaminhou à Câmara o PL nº 2.384/2023, que retoma o chamado voto de qualidade no Carf. O texto substitui a Medida Provisória (MP) nº 1.160/2023, editada no início deste ano e que perdeu validade.

Na prática, a retomada do voto de qualidade permite que os conselheiros representantes da Fazenda Nacional, que presidem as turmas e câmaras do Carf, possam desempatar as votações a favor da União em litígios tributários. Desde 2020, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), a legislação estabelecia que, em caso de empate, os contribuintes fossem beneficiados.

O marco fiscal (PLP nº 93/2023) é a nova regra de controle de gastos proposta pelo governo Lula. O intuito do Executivo é aumentar a capacidade de investimento sem aumentar a dívida pública.

Nesta quarta, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou o relatório do senador Omar Aziz (PSD-AM), com modificações. O texto ainda precisa ser aprovado em Plenário. Se confirmadas as mudanças, ele volta para nova análise da Câmara, que dará a palavra final.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?