metropoles.com

Lira oficializa relatoria do arcabouço fiscal com Claudio Cajado (PP)

Escolha de nome do Progressistas, partido de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, era dada como certa para relatoria do arcabouço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Claudio Cajado_Cleia Viana-Câmara dos Deputados
1 de 1 Claudio Cajado_Cleia Viana-Câmara dos Deputados - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Conforme antecipou o Metrópolesa relatoria do novo arcabouço fiscal, apresentado ao Congresso Nacional na última terça-feira (18/4), foi oficializada nesta quinta (20/4). O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) será o relator do projeto de lei complementar.

A escolha de um nome do Progressistas, partido do presidente da Casa, era dada como certa. Com a relatoria em nome do PP, o presidente espera garantir celeridade na apreciação do texto.

O deputado Claudio Cajado foi sacramentado por ser próximo de Lira e também por ser de fora da base governista, o que pode dar um caráter apartidário ao projeto, facilitando a tramitação.

O projeto do novo arcabouço fiscal foi entregue ao Congresso Nacional nessa terça-feira. Trata-se da primeira grande reforma enviada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao parlamento. O texto do projeto de lei complementar (PLP) foi protocolado por volta das 15h40 no sistema da Câmara dos Deputados.

O que é arcabouço fiscal

A proposta de arcabouço fiscal apresentada pelo governo federal é um conjunto de regras econômicas a serem obedecidas pela gestão do país. O pacote substituirá o teto de gastos, a atual regra em vigor no país, aprovada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

Ao longo dos últimos anos, o teto de gastos foi extrapolado por meio de medidas aprovadas durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente gastou, durante todo o mandato, R$ 794,9 bilhões extrateto.

A ideia do novo arcabouço é estabilizar a dívida pública, equilibrar contas do governo e aumentar investimento em áreas prioritárias, garantindo credibilidade e mais confiança do mercado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?