metropoles.com

Lira indica representantes do agro para comissão do marco temporal

STF realiza a primeira reunião nesta segunda-feira (5/8) para tratar da conciliação a respeito das ações que envolvem o marco temporal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Indígenas protestam no Planalto
1 de 1 Indígenas protestam no Planalto - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou deputados ligados ao agronegócio para compor a comissão especial de conciliação para tratar das ações a respeito do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF). O tema envolve a demarcação de terras indígenas.

Pela Câmara, foram indicados os deputados Pedro Lupion (Progressistas-PR), Lúcio Mosquini (MDB-MT) e Bia Kicis (PL-DF). No total, a comissão será formada por seis representantes indicados pela Articulação dos Povos Indígenas (Apib), seis pelo Congresso Nacional (três da Câmara e três do Senado), quatro pelo governo federal, dois dos estados e um dos municípios.

Pedro Lupion é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que tem Lúcio Mosquini e Bia Kicis como membros. O deputado do Progressistas é responsável pelas relações institucionais da Frente Parlamentar Invasão Zero.

Marco temporal

O marco temporal é uma tese jurídica que propõe que só sejam demarcadas as terras indígenas ocupadas até a promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. No entanto, a medida é alvo de criticas de defensores dos direitos dos povos originários.

No começo do ano, o Congresso Nacional promulgou os trechos vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na lei do marco temporal para demarcação de terras. A medida foi comemorada, inclusive, pelo presidente da FPA.

“O presidente da República tinha 48 horas depois do recebimento para promulgar [os vetos derrubados], mas se recusou a fazê-lo, em mais uma demonstração clara do desrespeito deste governo com o Congresso Nacional, depois que a gente colocou mais de 350 votos na derrubada desses vetos”, escreveu Pedro Lupion nas redes sociais.

Em setembro do ano passado, o STF considerou inconstitucional a tese relacionada ao marco temporal. Depois, foi proposta essa conciliação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?