Lira elogia Pacheco por defender desoneração municipal: “Lutador”
Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados participam da Marcha em Defesa dos Municípios, da CNM, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou, nesta terça-feira (21/5), o trabalho do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na defesa da desoneração dos municípios junto ao governo federal.
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco participaram da Marcha em Defesa dos Municípios, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também marcou presença ao lado de ministros.
“Nós precisamos e os prefeitos precisam de todas as demandas que o Congresso Nacional possa fazer”, enfatizou Lira. “Rodrigo Pacheco nessa última demanda foi um bravo lutador e defensor da questão previdenciária dos municípios”, completou o presidente da Câmara.
Lira defendeu um fôlego para os prefeitos com a discussão da desoneração da folha de pagamento no Congresso Nacional. Para ele, a proposta deve ter consenso entre os lados envolvidos.
Na última semana, Rodrigo Pacheco recebeu os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), na residência oficial. O encontro terminou com um acordo para manutenção da oneração dos municípios em 8% neste ano.
Rio Grande do Sul
Arthur Lira também pontuou a necessidade de combate às mudanças climáticas em meio a tragédia ambiental registrada em diversos municípios do Rio Grande do Sul, em decorrência das fortes chuvas.
“Em face das tragédias enfrentadas pelos municípios gaúchos com as recentes cheias, é evidente os desafios das cidades brasileiras no enfrentamento das mudanças climáticas passam a ocupar um patamar ainda mais elevado ante as preocupações dos gestores públicos”, afirmou o deputado alagoano.
O presidente da Câmara salientou a necessidade de tomar medidas para evitar que novas tragédias climáticas sejam registradas no Brasil. “Estamos todos tirando lições para evitar que situações desoladoras como as vivenciadas pelo povo gaúcho sejam vistas em outras localidades.”
O Senado Federal e a Câmara dos Deputados deram celeridade a diversas propostas apresentadas pelo governo federal para ajudar o Rio Grande do Sul.
O estado gaúcho sofre com as consequências das chuvas fortes registradas nas últimas semanas.