metropoles.com

Lira e Pacheco tentam destravar impasse sobre comissões mistas

Será o segundo encontro entre Lira e Pacheco para tratar sobe o trâmite das medidas provisórias em comissões mistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidentes Pacheco e Arthur Lira se abraçam durante Abertura do ano legislativo no Congresso Nacional
1 de 1 Presidentes Pacheco e Arthur Lira se abraçam durante Abertura do ano legislativo no Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reúnem-se, nesta terça-feira (28/3), para tentar sanar os entraves sobre o rito das medidas provisórias. Este será o segundo encontro para destravar o impasse.

A reunião estava prevista para a noite de segunda-feira (27/3), mas teve de ser adiado por incompatibilidade nas agendas. A expectativa é de que Lira apresente ao senador soluções construídas nos encontros com líderes na segunda.

2 imagens
Senador Rodrigo Pacheco e deputado federal Arthur Lira
1 de 2

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco

Marcos Oliveira / Agência Senado
2 de 2

Senador Rodrigo Pacheco e deputado federal Arthur Lira

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma das propostas a serem levadas é a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que seja possível a definição de um prazo para funcionamento das comissões por meio de resolução do Congresso.

Além disso, estuda-se que seja possível alterar, também por resolução do Congresso, a proporção de senadores e deputados nas comissões mistas. A ideia inicial é de três representantes da Câmara para cada um do Senado. Atualmente, as comissões mistas são formadas por 12 deputados e 12 senadores.

Obstáculo

O impasse entre Lira e Pacheco ocorreu porque o senador, que também é presidente do Congresso, determinou o retorno ao rito tradicional das MPs, anterior à pandemia da Covid-19. O chamado “rito Covid” permite que medidas provisórias entrem em votação direto no Plenário da Câmara e, em seguida, sejam votadas no Senado.

Na última quinta-feira (23/3), Pacheco determinou a volta do trâmite para analisar as medidas do atual governo. A decisão acatou um pedido de ordem emitido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e anunciado em meio à sessão do Senado. O ato, segundo Lira, não é regimental, uma vez que uma decisão do Congresso tem de ser feito durante uma sessão com deputados e senadores.

“Conversamos com quem tem interesse na resolubilidade desse impasse. Fizemos críticas porque são pertinentes a uma questão de ordem feita no plenário do Senado e atendida pelo presidente, quando ela deveria ter sido feita no Congresso”, disse Lira na segunda-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?