metropoles.com

Lira diz que Câmara pode não votar taxação de offshores nesta quarta

Governo tem grande expectativa de aprovação do projeto como uma das medidas para aumentar a arrecadação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que talvez a Casa não vote nesta quarta-feira (4/10) o projeto de lei do Executivo que prevê a tributação de investimentos de pessoas físicas no exterior, como aplicações financeiras e offshores. A matéria é uma das apostas do governo para ampliar a arrecadação, e está na pauta de discussão da Câmara desta quarta.

“O assunto offshores e fundos fixos será tratado. Não posso garantir que vai ser votado e aprovado hoje, porque o texto foi liberado ontem (terça, 3/10), mas já vinha sendo tratado com líderes desde semana passada, todos vinham avisados que nós iríamos fazer um texto junto com o relator, o governo, trocando ideias com líderes, para preservar o acordo que foi feito”, disse.

O relator da matéria é o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Atualmente, investidores no Brasil são tributados, mas aqueles que investem fora do país, em fundos de offshores, por exemplo, em geral localizados em paraísos fiscais, escapam da tributação. A justificativa do projeto é dar mais igualdade à situação.

Nesta quarta-feira, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve no Congresso e falou sobre a aprovação do projeto de taxação dos fundos de offshores.

“O ministro [Fernando] Haddad, o relator e eu conversamos ontem. Relator apresentou o relatório. Saudamos a Câmara por ter dado um passo tão importante para trabalhar com a votação hoje da taxação dos fundos offshores e fundos exclusivos. A aprovação tem um peso muito grande no plano liderado pelo Haddad de reestabelecimento da responsabilidade fiscal no país”, afirmou Padilha a jornalistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?