metropoles.com

Líderes dos parlamentos do G20 se reúnem em Brasília em evento

Congresso Nacional recebe a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) entre quarta (5/11) e sexta (8/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
imagem colorida mostra Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), frisou o papel da mulher na política brasileira durante a abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), nesta quarta-feira (6/11). O evento ocorre no Congresso Nacional até sexta-feira (8/11), com a presença de delegações internacionais.

Confirmaram presença na cúpula 17 membros do G20, sendo eles África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Turquia, União Europeia (Parlamento Europeu), União Africana (Parlamento Pan-Africano).

“Não há como falar de combate à fome, à pobreza e à desigualdade se não avançarmos na promoção da igualdade de gênero, da autonomia econômica feminina e da superação do racismo. Essas são condições essenciais para que todas as mulheres possam viver com dignidade e ser livres para ocupar os espaços que desejam”, disse Lira na abertura do P20.

Lira relembrou a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que aconteceu em julho, em Maceió (AL). No encerramento do evento houve a elaboração da Carta de Alagoas, com 17 recomendações para promoção da igualdade de gênero.

O tema do evento deste ano é “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”. A cúpula acontece no Congresso Nacional, porém, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não irá participar e indicou a senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da Bancada Feminina, para substituí-lo.

Durante o discurso, Leila enfatizou a importância de transformar as recomendações da Carta de Alagoas em ações concretas.

“Das 17 recomendações da Carta de Alagoas eu gostaria de destacar um ponto para reflexão dos representantes dos parlamentos aqui presentes: A recomendação para que em todos os anos as sessões de trabalho do P20 sejam iniciadas com a reunião de mulheres parlamentares. Concluo minha fala reiterando que o sucesso deste Fórum será medido pela nossa capacidade de transformar essas recomendações em ações práticas”, pontuou Leila.

Em 2022, foram eleitas para a Câmara dos Deputados 91 mulheres, um aumento em comparação com as eleições gerais de 2018, quando o número de candidatas eleitas foi de 77. Apesar da alta, as mulheres ainda são a minoria dentro do Congresso Nacional.

Nesta quarta está previsto o Fórum Parlamentar do G20, em que os integrantes irão discutir temas como combate às desigualdades de gênero e raça, além da promoção da autonomia econômica das mulheres.

O P20 acontece poucos dias antes da cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?