metropoles.com

Lira designa relatores de dois projetos do pacote de corte de gastos

Isnaldo Bulhões (MDB-AL) será relator do PL, e Átila Lira (PP-PI), do projeto de lei complementar (PLP). A PEC segue sem relator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra presidente da câmara dos deputados arthur lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra presidente da câmara dos deputados arthur lira - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), designou os relatores de dois projetos do pacote de corte de gastos enviado pelo governo Lula.

O relator do projeto de lei (PL) que trata do aperfeiçoamento de benefícios sociais, com mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e no cálculo do salário mínimo, será o líder do MDB na Casa, Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

O relator do projeto de lei complementar (PLP) que visa impor limites ao crescimento de despesas com seguridade social e pessoal é o deputado Átila Lira (PP-PI).

A proposta de emenda à Constituição (PEC) segue sem relator. No entanto, Lira disse na terça-feira (11/12) que a proposta terá tramitação especial na Casa. Na prática, será apensada a uma PEC de 2019 que está pronta para ir ao plenário. O presidente não detalhou qual PEC de 2019 será utilizada.

A escolha de relatores é uma sinalização positiva, já que, a partir dos nomes, é possível iniciar a discussão, com eventuais mudanças naquilo que foi proposto pelo Executivo a fim de angariar mais apoio para as medidas. Apesar disso, o andamento do pacote no Congresso está em um ritmo bem mais lento do que o Planalto gostaria.

Um dos motivos é a insatisfação com as novas regras sobre as emendas parlamentares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para amenizar o “mau humor” dos congressistas, o governo corre contra o tempo para pagar emendas nesta reta final de atividades do Legislativo.

A partir desta quarta (11/12), o Congresso só tem mais oito dias úteis de trabalho antes do recesso parlamentar. Todas as propostas do pacote ainda precisam ser votadas pela Câmara e depois passar por análise dos senadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?