metropoles.com

Lira decreta luto de um dia na Câmara após morte de Amália Barros

Congressista tinha 39 anos e era vice-presidente nacional do PL Mulher. Ela estava internada desde 1º de maio em um hospital em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Imagem colorida da deputada federal Amália Barros (PL-MT0, que usa prótese ocular
1 de 1 Imagem colorida da deputada federal Amália Barros (PL-MT0, que usa prótese ocular - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretou neste domingo (12/5) luto oficial de um dia na Casa depois da morte da deputada e vice-presidente nacional do PL Mulher Amália Barros (PL-MT).

A congressista de 39 anos morreu nesse sábado (11/5) depois de ficar 11 dias internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ela havia se internado para fazer a retirada de um nódulo no pâncreas.

Parlamentar de 1º mandato, Amália era amiga próxima da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A ex-primeira-dama divulgou o local do velório e enterro da parlamentar. O corpo de Amália será velado a partir das 16h deste domingo (12/5) na Estação Educação, no centro de Mogi Mirim (SP), cidade natal dela. O enterro será realizado na segunda-feira (13/5) no Cemitério Municipal da Saudade, às 11h.

Quem era Amália Barros

A deputada foi eleita pelo Mato Grosso em 2022 com 70.294 votos. Na Câmara, passou pelas comissões da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher, de Comunicação e da Educação.

Nascida em Mogi Mirim (SP), Amália perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Depois de 15 cirurgias, ela precisou remover o olho e usar uma prótese ocular em 2016.

Desde então, a congressista passou a adotar o gesto de colocar a mão cobrindo o lado esquerdo do rosto como marca registrada. Ela também iniciou um processo de luta pelas causas da toxoplasmose e da visibilidade de pessoas monoculares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?