Lira critica fala de Costa sobre Brasília: “Essas coisas não ajudam”
Na sexta-feira (2/6), Rui Costa, ministro da Casa Civil de Lula, afirmou que a capital federal é uma “ilha da fantasia”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou, nesta segunda-feira (5/6), as falas de Rui Costa, ministro da Casa Civil, sobre Brasília. Na sexta-feira (2/6), Costa afirmou que a capital federal é uma “ilha da fantasia”.
A declaração de Rui Costa foi dada durante um evento em Itaberaba (BA). “Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, afirmou.
“Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que, quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar ao seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, declarou o ministro.
Nesta segunda, em entrevista à CNN Brasil, Lira criticou as falas do ministro e disse que as declarações são negativas em meio ao desgaste entre o governo federal e o Congresso Nacional. Nas últimas semanas, a equipe de articulação de Lula falhou, e o governo sofreu uma sequência de derrotas na Câmara dos Deputados.
“Há de se ter um comedimento por parte dos minsitros, principalmente com declarações. Um dos ministros da articulação fez uma declaração sobre Brasília nesse fim de semana que causou muito rebuliço em partidos de esquerda a direita”, afirmou Lira.
Segundo o presidente da Câmara, a fala do ministro irritou, principalmente, deputados e senadores do Distrito Federal, além de parlamentares distritais. “Essas coisas não ajudam, e o governo saberá tomar um rumo, uma decisão do que tem de fazer”, concluiu Lira.
Encontro no Alvorada
Os presidentes da República e da Câmara dos Deputados se encontraram nesta manhã no Palácio da Alvorada. No encontro, discutiram problemas na articulação do governo para aprovar matérias no Congresso Nacional, especialmente na Câmara, onde a base aliada de Lula é fraca.
Na reunião, conforme antecipou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, também foi decidido que Lula receberá, na tarde desta segunda-feira, lideranças partidárias da Câmara e do Senado para discutir pautas prioritárias e a articulação no parlamento. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participará da reunião.