metropoles.com

Lira conversa com presidente do Congresso chinês sobre vacina

Reunião foi destacada pelo embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. As relações entre os países também foi tratada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Arthur Lira1_Luis Macedo-Câmara dos Deputados
1 de 1 Arthur Lira1_Luis Macedo-Câmara dos Deputados - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conversou, na noite desta quinta-feira (25/3), por videoconferência, com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, sobre vacinas contra a Covid-19 e insumos para a produção do imunizante no Brasil.

Segundo o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, os dois discutiram temas como o aprofundamento das relações bilaterais dos dois países e o reforço da parceria no combate à pandemia e no fornecimento de vacinas.

O deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, também participou da reunião. Segundo ele, a conversa foi sobre vacinas e a garantia de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e para o Instituto Butantan.

No último dia 9 de março, o presidente da Câmara havia conversado com o embaixador chinês. Lira reconheceu a importância da relação entre os países, pediu ajuda para resolver a questão das vacinas e enviou carta ao governo da China, destacando que “o governo brasileiro não é apenas o Executivo, mas também o Legislativo e o Judiciário”.

3 imagens
Arthur Lira em reunião por videoconferência
Presidente da Câmara, Arthur Lira
1 de 3

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

2 de 3

Arthur Lira em reunião por videoconferência

Agência Câmara
3 de 3

Presidente da Câmara, Arthur Lira

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Ernesto Araújo

Lira já demonstrou a insatisfação com o trabalho do chanceler Ernesto Araújo à frente do Itamaraty, sobretudo em relação à China.

Críticas que são compartilhadas por diversos parlamentares, inclusive o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que, também na quinta-feira afirmou publicamente que o Brasil precisava mudar a política externa.

Em meio à fritura do chanceler, diversos políticos vêm articulando com atores internacionais na tentativa de destravar a chegada de imunizantes no país.

Na semana passada, Pacheco enviou ofício à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pedindo excedentes de vacinas no país. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou uma entrevista à CNN para fazer aceno ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?