metropoles.com

Lira confirma fusão do PP com União Brasil para “superbancada” na Câmara

A concretização da união entre os partidos deve acontecer após o primeiro turno das eleições, marcado para este domingo (2/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e Arthur Lira conversam no ouvido durante concederá coletiva sobre combustíveis no palacio planalto
1 de 1 Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e Arthur Lira conversam no ouvido durante concederá coletiva sobre combustíveis no palacio planalto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Já de olho em 2023, a Câmara dos Deputados se movimenta para a construção de uma “superbancada” resultante da fusão entre o partido Progressista e o União Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O PP reúne, hoje, 58 deputados, e o União, 51.

Atualmente, a maior bancada da Casa é do Partido Liberal (PL), sigla que abriga o presidente Jair Bolsonaro, com 76 deputados.

As articulações para a fusão entre PP e UB estão sendo geridas por Lira e o vice-presidente do União, Antonio Rueda. Os caciques partidários estiveram reunidos na última sexta-feira (30/9), em Alagoas.

Caso as negociações tenham sucesso, o PL cairá para segundo lugar e a nova sigla abrirá uma margem de 33 parlamentares – considerando o número atual da bancada. No entanto, a expectativa da nova legenda é comportar 120 deputados na Casa e ser, de longe, a maior bancada.

As conversas sobre a fusão também envolvem o Senado Federal. Conforme apurou o Metrópoles, os dirigentes especulam ao menos 30 senadores.

Além de Lira, o PP abarca o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que também participa das tratativas sobre um novo partido. Nogueira é aliado de Bolsonaro, mas também, em anos anteriores, esteve ao lado do PT.  A concretização da união entre os partidos deve acontecer após as eleições do primeiro turno, em 2 de outubro.

O movimento das siglas pode beneficar quaisquer dos eleitos à Presidência, tanto a reeleição de Jair Bolsonaro quanto a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque o tamanho de um partido na casa determina também o tamanho de sua força política e financeira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?