Lira assume presidência do grupo dos chefes de Parlamento do G20
Encontro do grupo, conhecido como P20, ocorrerá no Brasil em 2024. Lira visita Índia e China até o fim do mês
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está em viagem oficial até 22 de outubro. Ele participa, na capital indiana, Nova Delhi, da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo. Depois, segue para a China, onde se encontra com parlamentares e empresários do país.
No sábado (14/10), Lira assumirá a presidência do P20, o grupo de presidentes de parlamento do G20. Ele recebe o cargo do presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla.
Em 2024, o encontro do grupo será no Brasil, ainda sem data ou local confirmados. A cúpula do G20, por sua vez, será em novembro no Rio de Janeiro.
Além de Lira, fazem parte da comitiva os deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Elmar Nascimento (União-BA) e Luís Tibé (Avante-MG).
Após participar de agendas no evento do G20 ligadas a desenvolvimento e transição energética sustentáveis na quinta (12/10) e na sexta (13/10), com encerramento e passagem da presidência do P20 no sábado (14/10), a comitiva segue para Xangai, na China, no domingo (15/10).
Lá, eles participarão de encontros políticos bilaterais e conversas com empresas brasileiras e chinesas para buscar investimentos. A partir da próxima quinta-feira (19/10), o grupo visita, em Pequim, a Assembleia Nacional Popular da República Popular da China e empresas do país.
Câmara sem Lira
Na última vez que Lira esteve fora do Brasil, entre 18 e 20 de setembro, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a Câmara não teve grandes votações. Foram analisados apenas projetos de consenso e requerimentos de urgência menos polêmicos.
Como mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, desta vez, líderes partidários querem mostrar que a Casa pode funcionar mesmo sem Lira. Dessa forma, a votação do projeto de lei (PL) sobre taxação de offshores, prioritário para o governo federal, foi marcado para a próxima terça-feira (17//10). A previsão anterior era de que ele só fosse apreciado após o retorno do presidente da Câmara.
O PL chegou a entrar na pauta do plenário na quarta-feira passada (4/10), mas foi retirado depois da reunião de líderes. O relator, deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), apresentou o parecer na noite de terça-feira (3/10). Este foi um dos motivos apresentados pela oposição para defender o adiamento da apreciação da proposta, mas faltou também acordo sobre a versão final do texto.
Pacheco na Europa
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também viaja no feriado. Nesta quinta-feira, ele recebe a medalha de ouro da cidade de Coimbra, em Portugal, em sessão solene. No sábado (14/10), participa de painel em evento promovido pelo Fórum Esfera, em Paris, França.
O evento receberá nomes como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o também ministro da Suprema Corte Gilmar Mendes.
A previsão é de que Pacheco se reúna com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Tavares, na segunda-feira (16/10), e retorne ao país no mesmo dia.