metropoles.com

Lira ainda avalia como e quando fará anúncio público a favor de Motta

Presidente da Câmara escolheu líder do Republicanos como seu candidato à sucessão e deve formalizar o apoio depois do 2º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda avalia qual meio utilizar e quando deve formalizar publicamente seu apoio ao líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), à sua sucessão. Lira anunciou em setembro para líderes partidários que seu candidato é Motta.

Na segunda-feira (21/10), o presidente da Câmara participou da abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP). Depois do evento, ao falar com jornalistas, Lira sinalizou que pode formalizar seu apoio depois do segundo turno das eleições municipais.

“Não é momento para a gente estar falando de sucessão na Câmara, pelo menos agora. Nós vamos ter oportunidade ainda. O segundo turno vai passar, a gente vai esperar o resultado das eleições e aí a gente se posiciona”, declarou.

Apesar de não ter decidido como fará o anúncio público, Lira e Motta estavam juntos no evento em São Paulo na segunda. Foi a primeira vez que os dois tiveram uma agenda pública juntos desde que o alagoano decidiu apoiar o paraibano.

O presidente da Câmara sabe que precisará endossar o nome de Motta em busca de votos na Câmara.

Eleição é em fevereiro de 2025

Apesar da eleição ser só no início do ano que vem, os candidatos começaram a intensificar suas agendas com partidos, deputados e presidentes de legendas. O objetivo é angariar votos e conseguir um bloco de siglas robusto.

Atualmente, há três nomes principais na disputa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Até agosto, Elmar era o favorito para receber o apoio de Lira, mas em setembro o apoio acabou sendo dado a Motta.

O anúncio de que Lira apoiaria Motta provocou revolta em Elmar e causou uma divisão no centrão, bloco de partidos com maior peso na Casa.

A aliados, o líder do União Brasil classificou a atitude do presidente da Câmara como “traição”. Depois de ser preterido por Lira, Elmar se aliou a Brito. O combinado entre os dois é que o que tiver menos força vai apoiar o que tiver mais forte na reta final da disputa.

Na segunda, Lira disse que “nunca falou” qual era seu candidato ao comando da Casa nas eleições de fevereiro. Segundo o congressista, o nome do líder do União Brasil sempre foi uma “especulação” da imprensa.

“Todos especularam, há mais de um ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato”, alegou.

Candidatura de consenso cada vez mais distante

Na segunda, Lira voltou a afirmar que acredita na possibilidade da construção de um nome de consenso na Câmara, mas que, se isso não se ocorrer, a maioria que vencer será respeitada.

“Nós vamos chegar, eu penso, num entendimento. Se não chegar, vamos ter o que é salutar na política, a maioria vence e a maioria vai ser respeitada”, declarou.

Aliados de Elmar e Brito sempre trataram a ideia de candidatura única como uma “utopia” de Lira. Com a proximidade da eleição da Mesa Diretora e nenhum recuo dos candidatos, a possibilidade de um entendimento fica cada vez mais remoto.

Um dos exemplos de como a divisão afeta os trabalhos da Câmara e exemplifica a dificuldade de um consenso é a reunião de líderes, evento tradicional em semanas em que há sessões, e que não tem sido realizada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?