metropoles.com

Lira adia reunião de líderes sem consenso sobre taxação de offshores

Após viagem pela Ásia, Lira pode destravar pauta econômica importante para o governo federal nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur LIra no Supremo Tribunal Federal durante sessão especial em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal de 1988 - Metrópoles
1 de 1 Arthur LIra no Supremo Tribunal Federal durante sessão especial em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal de 1988 - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou nesta terça-feira (24/10) a reunião de líderes da Casa. O encontro é feito semanalmente para definir a pauta de votações e construir acordos.

“O objetivo do presidente da Câmara é o de procurar um consenso no colégio de líderes”, informou a assessoria em nota.

Líderes da Câmara afirmam que falta chegar a um acordo sobre o projeto de lei (PL) que trata da tributação de fundos offshores e fundos exclusivos dos chamados “super-ricos”. Por ter regime de urgência aprovado na Casa, o PL trava a pauta da Câmara desde o último dia 14 e não será votado nesta terça.

Os adiamentos são uma derrota para o governo federal, sobretudo para o ministro da Fazenda Fernando Haddad, que conta com o projeto para aumentar a arrecadação. O projeto chegou a ser pautado no começo do mês, e retirado em seguida por falta de acordo político. Com Lira de volta após viagem pela Ásia, a expectativa é chegar a um consenso e pautar a proposta ainda nesta semana.

Entenda

As chamadas offshores são fundos de investimentos baseados no exterior, geralmente em paraísos fiscais. O projeto de lei para regular estes fundos foi incluído à medida provisória (MP) nº 1184/23 que já tramitava na Câmara para taxar super-ricos.

Os fundos exclusivos são assim denominados quando têm somente um cotista. Pelos altos custos e potencial de personalização, são usados normalmente por detentores de grandes fortunas e somam menos de 3 mil investidores.

O relator retirou da proposta o trecho sobre alteração dos juros sobre capital próprio (JCP), que não foi aprovado por líderes partidários e governo. O parlamentar também reduziu de 10% para 6% a alíquota para tributação dos dois fundos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?