Lira aceita pedido de Zé Trovão por comissão geral sobre Marajó
Pedido do deputado Zé Trovão (PL-SC) alcançou 400 assinaturas em menos de 24 horas. Presidência vai confirmar data da comissão geral
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aceitou nesta quarta-feira (28/2) o pedido do deputado Zé Trovão (PL-SC, foto em destaque) para realizar uma comissão geral sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, no Pará.
O pedido protocolado pelo parlamentar precisava de, ao menos, 171 assinaturas, e chegou a 400 em menos de 24 horas. Assinaram deputados dos partidos União Brasil, PP, PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade, PRD, MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PL.
Agora, cabe à presidência da Câmara bater o martelo sobre a data da realização da comissão geral, que pode ser na semana de 5 de março. A comissão geral é uma sessão realizada no plenário da casa, e pode ser feita para debater temas relevantes, , discutir um projeto de lei de iniciativa popular ou receber um ministro de Estado. É necessário um requerimento assinado por um terço dos deputados, ou proposta conjunta de líderes partidários.
Como mostrou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Lira também deve instalar, ainda nesta quarta (28/2), uma comissão externa de deputados para apurar in loco as denúncias de exploração sexual e tráfico de crianças na ilha.
A comissão deverá ser criada sem ônus para a Câmara e será comandada por Ayres e pela presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputada federal Amanda Gentil (PP-MA).
A ideia dos integrantes da comissão externa é também convidar autoridades do Executivo para visitar Marajó. Entre elas, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB).