metropoles.com

Liminar suspende shows de R$ 800 mil em cidade com 3,5 mil habitantes

Decisão cita que não houve justificativa social e econômica para Festa do Peão de Taquaral de Goiás, que começaria nesta quinta (1°/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
taquaral goias shows rodeio justiça
1 de 1 taquaral goias shows rodeio justiça - Foto: Reprodução/Instagram

Goiânia – Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou a suspensão da 11ª Festa do Peão de Taquaral de Goiás, cidade com 3,5 mil habitantes no interior do estado. O evento tem a previsão de custar mais de R$ 800 mil.

A festa, que inclui shows e rodeio, estava prevista para começar nesta sexta-feira (1°/9) e seguir até 4 de setembro. A decisão do Renato César Dorta Pinheiro é da madrugada desta sexta.

Na página da prefeitura de Taquaral no Instagram é anunciado que a Festa do Peão vai contar com show das duplas Léo e Rafael, PH e Michel, Racyne e Rafael, além de domingueira automotiva e narração dos rodeios por Julyano Reis.

Sem justificativas

Em sua decisão, o magistrado pontuou que não houve justificativa social e econômica para a realização da festa. Além disso, a prefeitura teria deixado de repassar informações detalhadas sobre os gastos, pedidas pelo Ministério Público. Na decisão, o juiz determina que não se repasse qualquer verba pública para a realização do evento.

O Metrópoles entrou em contato com a página da prefeitura do município de 3,5 mil moradores (conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e aguarda retorno. A festa também teria a parceria da Câmara de Vereadores.

Eventos milionários

Grandes eventos com uso de dinheiro público começaram a chamar atenção nas redes sociais, principalmente aqueles que acontecem em cidades muito pequenas e que gastam-se milhões. A partir disso, começou a pipocar investigações e decisões judiciais sobre esses eventos no país.

Em Cachoeira Alta (GO) por exemplo, onde houve uma briga judicial por esse tipo de questão, houve um acordo entre Ministério Público e prefeitura. Entre os pontos acordados, ficou estabelecido que será criada uma lei que define novas regras para contratação de eventos culturais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?