metropoles.com

Líderes indígenas são baleados por fazendeiros na Bahia; um morreu

Polícia prendeu dois fazendeiros por homicídio e tentativa de homicídio contra indígenas da etnia Pataxó-hã-hã-hãe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Apib
Foto colorida de indígenas baleados durante confronto na Bahia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de indígenas baleados durante confronto na Bahia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Apib

Três indígenas da etnia Pataxó-hã-hã-hãe foram baleados durante confronto com fazendeiros, na tarde deste domingo (21/1), na retomada do território Caramuru, no município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia.

Segundo informações da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o cacique Nailton foi atingido e a irmã, Nega Pataxó, foi assassinada. Além disso, outras duas pessoas foram agredidas, e uma mulher teve o braço quebrado.

Os indígenas relataram que a área foi cercada por dezenas de caminhonetes, e policiais militares da Bahia também teriam atirado contra os indígenas. Os fazendeiros tentam a reintegração de posse da fazenda.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nega que tenha havido confronto entre policiais militares e indígenas. No entanto, oórgão destacou que há um embate entre a comunidade originária e os fazendeiros da região.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que dois indígenas foram baleados, e um fazendeiro levou uma flechada. Todos foram socorridos para o Hospital de Potiraguá.

O cacique Nailton e o fazendeiro seguem internados.

A PM apreendeu duas pistolas, dois revólveres, carregadores e munições com integrantes do grupo Invasão Zero, contra a retomada dos territórios indígenas na Bahia. A dupla e as armas foram apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.

Os militares também encontraram uma flecha e uma foice no local.

2 imagens
Os PMs apreenderam duas pistolas, dois revólveres, carregadores e munições. Flecha e foice encontradas no local também foram recolhidas.
1 de 2

Os indígenas relatam que a área foi cercada por dezenas de caminhantes dos fazendeiros

Reprodução
2 de 2

Os PMs apreenderam duas pistolas, dois revólveres, carregadores e munições. Flecha e foice encontradas no local também foram recolhidas.

Divulgação SSP

Os fazendeiros presos acabaram autuados por homicídio e tentativa de homicídio, após a morte de Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó, e a tentativa contra o cacique Nailton.

A SSP reforçou o patrulhamento na região. O caso é acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul).

O Metrópoles questionou a Apib sobre quem seria a terceira liderança vítima do ataque, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?