Líder do governo no Senado se manifesta a favor do fim da reeleição
Proposta construída pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) faz parte de pacote de mudanças no Código Eleitoral, elogiada pelo líder do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta terça-feira (5/3) que é “amplamente favorável ao término da reeleição e a um mandato único de cinco anos e, eventualmente, até de 6 anos”. A ideia faz parte de projetos que são discutidos na Casa Alta, e podem ser votados ainda no primeiro semestre deste ano.
“O instituto da reeleição não trouxe coisas positivas para a política brasileira e são vários os exemplos que mostram isso”, ressaltou o senador, em entrevista ao ICL Notícias.
Jaques também se manifestou favorável à coincidência total das eleições, que faz parte de uma das propostas. “Eu, pessoalmente, acho muito ruim o sistema que temos hoje de uma eleição a cada dois anos. Você não sai dessa roda eleitoral contínua e não cria um ambiente de tranquilidade para governar”, argumentou.
Proposta defendida pelo líder do governo
A proposta do novo Código Eleitoral está sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI) e já foi apresentada a líderes partidários. O texto consolida sete leis eleitorais em uma única legislação. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda análise da CCJ do Senado.
Já a PEC que propõe o fim da reeleição e a mudança na duração dos mandatos é de autoria do mesmo senador, e ainda está sendo construída.
“Esse código faz uma consolidação de toda a legislação eleitoral e partidária que tem no Brasil. São sete leis que são consolidadas em uma só. Hoje, quando uma pessoa quer uma informação sobre a legislação eleitoral, ela tem que saber procurar em sete leis. Se o código for aprovado, sancionado, teremos uma única lei tratando de toda a legislação eleitoral e partidária. São 898 artigos”, explicou o senador.