metropoles.com

Líder do governo no Senado se manifesta a favor do fim da reeleição

Proposta construída pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) faz parte de pacote de mudanças no Código Eleitoral, elogiada pelo líder do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Jaques Wagner líder do governo no Senado - Metrópoles
1 de 1 Jaques Wagner líder do governo no Senado - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta terça-feira (5/3) que é “amplamente favorável ao término da reeleição e a um mandato único de cinco anos e, eventualmente, até de 6 anos”. A ideia faz parte de projetos que são discutidos na Casa Alta, e podem ser votados ainda no primeiro semestre deste ano.

“O instituto da reeleição não trouxe coisas positivas para a política brasileira e são vários os exemplos que mostram isso”, ressaltou o senador, em entrevista ao ICL Notícias.

Jaques também se manifestou favorável à coincidência total das eleições, que faz parte de uma das propostas. “Eu, pessoalmente, acho muito ruim o sistema que temos hoje de uma eleição a cada dois anos. Você não sai dessa roda eleitoral contínua e não cria um ambiente de tranquilidade para governar”, argumentou.

Proposta defendida pelo líder do governo

A proposta do novo Código Eleitoral está sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI) e já foi apresentada a líderes partidários. O texto consolida sete leis eleitorais em uma única legislação. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda análise da CCJ do Senado.

Já a PEC que propõe o fim da reeleição e a mudança na duração dos mandatos é de autoria do mesmo senador, e ainda está sendo construída.

“Esse código faz uma consolidação de toda a legislação eleitoral e partidária que tem no Brasil. São sete leis que são consolidadas em uma só. Hoje, quando uma pessoa quer uma informação sobre a legislação eleitoral, ela tem que saber procurar em sete leis. Se o código for aprovado, sancionado, teremos uma única lei tratando de toda a legislação eleitoral e partidária. São 898 artigos”, explicou o senador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?