metropoles.com

Líder do governo entrega para a Câmara textos do corte de gastos

Deputado José Guimarães (PT-CE) apresentou um projeto de lei (PL) e um projeto de lei complementar (PLP) com medidas de ajuste fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado josé guimarães - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado josé guimarães - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputado, José Guimarães (PT-CE), protocolou nesta sexta-feira (29/11) dois projetos que fazem parte do pacote de corte de gastos anunciado pelo governo nesta semana. O parlamentar apresentou na Câmara um projeto de lei (PL) e um projeto de lei complementar (PLP), com medidas de ajuste fiscal.

Entre os pontos abordados no PL estão a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) a cada 24 meses, os limites para o aumento do salário mínimo e a revisão de recursos para o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

Já no PLP estão medidas como ajustes nos benefícios sociais, bloqueio e contingenciamento de emendas parlamentares, proibição do aumento anual de despesas de pessoal e encargo dos Poderes e limitação de subsídios e benefícios fiscais.

Mais cedo, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vieram a público tentar acalmar a animosidade do mercado financeiro com as propostas do governo.

Lira e Pacheco reforçaram o apoio ao pacote de corte de gastos anunciado pelo governo, mas pontuaram que a discussão sobre o aumento da isenção do Imposto de Renda (IR) será em 2025 e só vai se concretizar se “houver condições fiscais”.

Lira disse, na rede social X, que é necessário discutir “uma coisa de cada vez” e que, neste momento, dará andamento ao pacote de corte de gastos com “boa vontade” e “celeridade”. O deputado, porém, citou a possibilidade de “aprimoramento” das propostas que chegarem nos próximos dias.

Em relação à política fiscal, Pacheco afirmou que “é preciso afastar o medo da impopularidade que constantemente ronda a política”.

O político de Minas Gerais ressaltou que a matéria do aumento da faixa de isenção do IR só será discutida se o Brasil “crescer” e “gerar riqueza”, “sem aumento de impostos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?