metropoles.com

Líder do governo diz que 2º texto da tributária terá mais de 400 votos

O grupo de trabalho da reforma tributária e o Ministério da Fazenda esperam que o projeto de lei seja votado antes do recesso parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputadas
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães - Metrópoles
1 de 1 O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães - Metrópoles - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputadas

Líder do governo Lula (PT) na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou, nesta terça-feira (2/7), que o segundo texto do projeto de lei complementar (PLP) nº 68/2024, que regulamenta a reforma tributária, vai ser aprovado com “mais de 400 votos”.

“Podem cravar, vai ser mais de 400 votos”, disse o deputado, após reunião no Ministério da Fazenda para “aprimorar” alguns pontos do texto da reforma tributária.

Seguindo a mesma linha, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a aprovação da Emenda Constitucional nº 132 foi “muito mais difícil”. “Agora, são detalhes de tudo que já foi discutido, os temas centrais estão na Constituição. Agora, o que entra aqui e o que (entra) lá é detalhe. Não é isso que vai impedir”, destacou o ministro sobre as sugestões de aprimoramento no texto.

“Essa aqui está mais tranquila do que a emenda constitucional”, frisou Haddad.

O segundo texto da reforma tributária deve ser apresentado nesta quarta-feira (3/7), na Câmara dos Deputados, de acordo com os parlamentares integrantes do grupo de trabalho da PL nº 68/2024.

Os deputados também informaram que o objetivo é votar a pauta antes do recesso parlamentar, que começa em 17 de julho e vai até 1º de agosto. Com isso, ainda segundo eles, há a possibilidade de ter uma sessão plenária para votação do texto na semana seguinte.

Reforma tributária

Com a reforma tributária, os cinco impostos cobrados atualmente no país (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) serão transformados em três: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com duas frentes de cobrança (CBS federal e IBS subnacional), e o Imposto Seletivo (IS). Cada tributo terá um período de transição, após aprovação do texto pelo Legislativo.

8 imagens

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?