metropoles.com

Líder de retomada indígena em Brumadinho, cacique Merong aparece morto

O cacique Merong Kamakã Mongoió, líder em Brumadinho, foi encontrado morto na manhã dessa segunda (4/3). PM diz que trata-se de suicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Alenice Baeta
Imagem colorida do rosto do cacique Merong líder indígena em Brumadinho - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do rosto do cacique Merong líder indígena em Brumadinho - Metrópoles - Foto: Divulgação/Alenice Baeta

Conhecido como líder da retomada Kamakã Mongoió em Casa Branca, Brumadinho (MG), o cacique Merong Kamakã Mongoió foi encontrado morto na manhã dessa segunda (4/3). A Polícia Militar diz que o caso trata-se de um suicídio.

O corpo do cacique deve chegar e ser sepultado na manhã desta quarta-feira (6/3).

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que, ainda na aldeia, a perícia oficial realizou os primeiros levantamentos para a investigação. O corpo do cacique passou por exame de necropsia e foi liberado à família.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disse que mantém diálogo com a Polícia Federal (PF) “a fim de elucidar os fatos” do incidente.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lamentou a morte de Merong e prestou solidariedade para a família e amigos.

Natural de Contagem (MG), o líder indígena se mudou para a Bahia na infância. “Para o cacique, a terra significava vida e espiritualidade, razão para defendê-la ao máximo e em qualquer circunstância”, disse a Funai em nota.

“Quando criança, a vida era mais difícil porque não vendia o artesanato para subsistência, e também não tínhamos programas de apoio dos governos, o que pesava para uma família de seis irmãos”, escreveu o Museu do Índio.

Atuação do cacique Merong em Brumadinho

De acordo com descrição da Funai, o cacique estava à frente da Retomada Kamakã Mongoió no Vale do Córrego de Areias, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A Fundação destacou que: “além de liderar as ações em prol dos direitos de seu povo, Merong militava em defesa dos territórios de outras comunidades, como a Kaingáng, Xokleng e Guarani”.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o líder indígena também atuou no Rio Grande do Sul. Lá participou ativamente da Ocupação Lanceiros Negros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?