metropoles.com

Líder da oposição reclama de Dino por veto a trechos de livros: “Woke”

Ministro Flávio Dino, do STF, vetou trechos homofóbicos e misóginos de obras jurídicas e incomodou Rogério Marinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Rogério Marinho, candidato à presidência do Senado PEC das Drogas - Metrópoles
1 de 1 Rogério Marinho, candidato à presidência do Senado PEC das Drogas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) criticou, neste sábado (2/11), o que chamou de “militância woke” após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a retirada de trechos preconceituosos de obras jurídicas.

“A militância woke, travestida de progressismo, nada mais é do que censura e intolerância. Se você não concorda com uma ideia, contradiga com outra. Destruir e queimar livros é típico de Torquemada e da versão moderna do velho revisionismo histórico da esquerda”, escreveu Marinho no X, ao comentar postagem que acusa o ministro do Supremo de ter determinado “decisão judicial que instala oficialmente a censura na academia jurídica brasileira”.

Woke é a palavra em inglês para “acordado” e é usada por quem tem uma visão política conservadora para definir progressistas e quem defende a chamada agenda identitária.

Na sexta-feira (1º/11), Dino ordenou a vedação de partes de textos jurídicos que atacam a comunidade LGBTQIA, como alguns que comparam a orientação sexual à contaminação pelo vírus HIV. Em outras seções, há machismo e misoginia, como uma que diz que “muitas mulheres que transaram demais optaram por favorecer o ânus para preservar a vagina de desgaste”.

A decisão é fruto de um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região negar o pedido para remover de circulação as obras.

Dessa forma, o ministério ingressou com a ação, questionando os trechos dos livros jurídicos após alunos da Universidade de Londrina (PR) encontrarem conteúdo homofóbico nas leituras disponíveis na biblioteca da instituição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?