metropoles.com

Líder da oposição na Venezuela pede checagem de “voto por voto”

María Corina Machado orientou eleitores a acompanhar e fiscalizar contagem de votos na eleição presidencial venezuelana

atualizado

Compartilhar notícia

maria corina lider oposiçao venezuela
1 de 1 maria corina lider oposiçao venezuela - Foto: null

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, convocou os eleitores para fiscalizar a contagem dos votos no país. A votação nas eleições para a presidência venezuelana foi encerrada às 19 horas no horário de Brasília deste domingo (28/7).

“É hora de você ver como seu voto é contado, voto por voto”, escreveu María em sua conta no X. Ela seria candidata pela coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), mas teve sua inscrição barrada. O candidato da oposição, líder nas pesquisas eleitorais, é o ex-diplomata Edmundo González.

Printscreen de twitter de líder da oposição da Venezuela - Metrópoles

Os eleitores venezuelanos estão atendendo ao chamado da oposição e estão se reunindo na frente dos centros de votação. O resultado deve ser divulgado na madrugada de segunda-feira (29/7).

Na véspera das eleições, González publicou um vídeo convocando os eleitores para irem presencialmente aos locais de votação com o objetivo de “testemunhar o rigor dos resultados obtidos”.

Eleição histórica

Nicolás Maduro é presidente da Venezuela desde 2013. Ele foi eleito após a morte de Hugo Chávez, que comandava o país desde 1998. Considerando os dois presidente, são mais de 20 anos de chavismo no poder. O mandato presidencial na Venezuela é de seis anos.

As eleições na Venezuela foram recheadas de polêmicas. Maduro chegou a falar de “banho de sangue” e “guerra civil” na hipótese de sua derrota. No entanto, neste domingo, ele mudou o discurso, e garantiu que vai reconhecer o resultado eleitoral.

Opositores criticaram a impossibilidade do registro de candidaturas, a prisão de opositores e a criação de obstáculos para a votação fora do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?