Lide reúne ministros, governadores e empresários em Londres para debater meio ambiente e desenvolvimento
A Lide Brazil Conference, que reúne mais de 200 empresários, vai debater soluções para o desenvolvimento do país
atualizado
Compartilhar notícia
No momento em que o país discute segurança alimentar, meio ambiente e desenvolvimento econômico, a mais nova edição da Lide Brazil Conference vai tratar dos temas e debater soluções, em evento, marcado para os dias 20 e 21 de abril, em Londres, na Inglaterra. Empresários, gestores públicos e privados foram convidados a debater soluções que ajudem a alavancar o desenvolvimento do Brasil.
A conferência do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que reúne mais de 200 empresários, faz parte de um ciclo de eventos internacionais promovidos pelo Lide. O primeiro de 2023 aconteceu em Lisboa, em fevereiro.
Entre os convidados, estão o ex-presidente da República Michel Temer (MDB); a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS); o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos.
Participam ainda os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Helder Barbalho (PA), e Renato Casagrande (ES).
As palestras seguem com o embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda; o membro do Parlamento Britânico e enviado comercial do primeiro-ministro para o Brasil, Marco Longhi; o ex-ministro da Fazenda (2016-2018) e ex-presidente do Banco Central (2003-2011), Henrique Meirelles e o ex-ministro do Planejamento (2016-2018), Dyogo Oliveira.
Todos vão compartilhar suas visões sobre temas como meio ambiente, desenvolvimento econômico e investimentos, e a segurança alimentar mundial.
Após o evento em Londres, estão previstas novas edições a Lide Brazil Conference em Dubai (Emirados Árabes), Milão (Itália), além de Nova York (Estados Unidos). Todos pautam temas de relevância para os setores produtivo e público, além das possibilidades de investimentos e cooperação internacional bilateral.
Imagem no exterior
Para o chairman do Lide, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, o evento se consolida como importante ciclo para o Grupo de Líderes Empresariais, que é considerado o mais relevante do país. “Renovamos nossa missão em estimular o diálogo entre os setores produtivo e público, sempre visando o desenvolvimento sustentável do Brasil, de maneira correta e assertiva”, disse.
Já o presidente do Lide, o empresário João Doria Neto, acredita que o evento na Inglaterra vai ajudar a pautar a agenda nacional de prioridades socioeconômicas e de contribuir com a credibilidade da imagem do país no exterior.
“Estamos levando, de maneira inovadora para diversos países, importantes e respeitadas lideranças de diversos segmentos e poderes. Certamente, o resultado das discussões trará importantes reflexões sobre as prioridades do Brasil, assim como elevar a percepção do cenário socioeconômico do Brasil no exterior”.
O ex-governador de São Paulo João Doria, fundador e vice-chairman do Lide, ressalta o interesse do setor produtivo pelas questões econômicas e sociais. “O Lide Brazil Conference – London repete o êxito dos eventos de Nova York em 2022 e Lisboa, em 2023. Reunirá centenas de nomes de expressão do segmento empresarial e público em torno de assuntos relevantes para o Brasil. Este evento vai explicar melhor a investidores internacionais o cenário do Brasil nas questões econômica e social”, analisou Doria.
Abertura
Em 20 de abril, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco participa da abertura do evento, em Londres, O tema é Meio Ambiente e comunidades indígenas: o novo posicionamento do Brasil, e Fatores de desenvolvimento econômico e social do Brasil. Participam dos debates os governadores Tarcísio de Freitas, Helder Barbalho, Cláudio Castro e Renato Casagrande.
Na sexta-feira (21/4), o ex-presidente do Brasil Michel Temer faz a abertura da exposição. O debate é sobre Os novos instrumentos financeiros como fatores de desenvolvimento das nações. Sobre esse tema, participam Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, Andrew Bailey, governador do Banco da Inglaterra, Robert Wigley, presidente da UK Finance, Henrique Meirelles (ex-ministro da Fazenda – 2016-2018) e ex-presidente do Banco Central (2003-2011).
A moderação de todo o evento é do jornalista, editor para a América Latina do Financial Times – UK colunista, Michael Stott.
Lide
O Lide – Grupo de Líderes Empresariais foi fundado no Brasil, em 2003. É uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. O grupo está presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação.