metropoles.com

Licença-paternidade: congressistas tentam ampliar direito aos pais

Atualmente, a licença-paternidade tem uma duração de cinco dias, a contar do dia do nascimento da criança ou da data de adoção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ miodrag ignjatovic
Foto colorida de pai segurando o filho, representando a licença-paternidade - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de pai segurando o filho, representando a licença-paternidade - Metrópoles - Foto: Getty Images/ miodrag ignjatovic

O Senado Federal discute a ampliação da licença-paternidade no Brasil para 75 dias, uma mudança que pode ampliar o direito concedido aos pais após o nascimento dos filhos ou depois da data de adoção. O movimento representa uma tentativa de melhorar a dinâmica das famílias diante da chegada de um novo membro.

Neste dia dos pais, celebrado em 11 de agosto, o Metrópoles conversou com um pai sobre a importância de acompanhar os primeiros dias da vida do filho. Atualmente, a licença-paternidade concedida é de cinco dias corridos, a contar do nascimento da criança ou da data de adoção.

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, em 10 de julho, um projeto de lei que aumenta a licença-paternidade para 75 dias e cria o salário-paternidade. A proposta, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), foi aprovada na forma de um substitutivo da colega Damares Alves (Republicanos-DF). A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.

Uma das novidades da proposta é o salário-paternidade, que possui regras parecidas com o salário-maternidade. O benefício prevê uma renda mensal de valor igual à remuneração do funcionário que será pago ao pai pela empresa, que deverá ser compensada pela Previdência Social posteriormente.

O texto andou no Senado depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a omissão do Legislativo a respeito da regulamentação do direito à licença-paternidade e determinou que o Congresso Nacional edite uma lei sobre o assunto no período de 18 meses. A decisão é de abril deste ano.

Licença-paternidade

A licença-paternidade é um direito garantido por lei. As empresas devem oferecer cinco dias corridos para o novo papai. No entanto, o período pode ser ampliado para 20 dias caso a instituição seja cadastrada no programa Empresa Cidadã, do governo federal.

Em termos comparativos, a licença-maternidade prevê um afastamento da funcionária de 120 dias. O período pode ser prorrogado para 180 dias, ou seis meses, para companhias inscritas no Empresa Cidadã ou órgãos públicos.

José Ferreira, cinegrafista e morador da Ceilândia Sul (DF), contou ao Metrópoles que o período de licença-paternidade é importante tanto para curtir os primeiros dias com o filho e ajudar a companheira nesta nova rotina.

Além dos cinco dias de licença, José conseguiu conciliar o nascimento do segundo filho com o período de férias. “Essa aproximação. Você está ali, acompanhando, esse processo todo que é importante. E também, como eu falei, tem a questão da minha esposa, você está ali, de eu está acompanhando a minha esposa, ela está precisando no momento. Não somente cuidar do bebê, mas também cuidar da esposa, que é muito difícil para ela estar ali no pós-parto”, disse José.

O cinegrafista afirmou que seria a realização de um “sonho” o aumento da licença-paternidade para 75 dias, não só para acompanhar o filho, mas também ajudar a esposa a se recuperar de crises de ansiedade que começaram depois do nascimento do pequeno.

“Cara, se eu tivesse 75 dias para estar com a minha família, com o meu filho, com o bebê, com a minha esposa, seria algo extraordinário, um sonho para qualquer pai que pense em cuidar do filho”, ressalta José.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?