metropoles.com

LG sai do mercado de celulares e preocupa funcionários de fábrica

Decisão pode tirar o emprego de 400 trabalhadores de fábrica de Taubaté (SP)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos
lg
1 de 1 lg - Foto: Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos

A LG anunciou, nesta segunda-feira (5/4), que deixará o mercado de celulares após acumular prejuízo bilionário na área. Segundo a nota, a empresa não apresenta crescimento na indústria de smartphones há 23 trimestres, desde 2015.

O fim das operações da LG nesse mercado não é novidade, já que a companhia estava em negociações para a venda de sua indústria de celulares. De acordo com o site coreano Nikkei Asia, compradores da Rússia e Vietnã participaram das conversas, que acabaram não indo para frente.

O site Statcounter mostrou que as operações da empresa no mercado global de celulares caíram de 4,1% em 2014 para 1,6%. No Brasil, a queda foi ainda maior, indo de 16,1%, em 2013, para 6,5%.

No Brasil

O anúncio preocupou os mais de 1 mil funcionários na fábrica de Taubaté (SP), sendo 400 desses ligados à produção de celulares. Desde 26 de março, o grupo está de greve frente às tentativas falhas de conseguir uma reunião com os dirigentes da unidade sobre a mudança no mercado.

Nesta terça-feira (6/4), no entanto, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté se reunirá com a direção da LG na cidade em busca de respostas para os funcionários.

Já a fábrica da LG localizada em Manaus (AM) não deverá ser afetada diretamente pelo fim da produção de celulares, uma vez que a produção lá foca em eletrodomésticos da chamada linha branca.

A decisão vem dois meses após a saída da Ford do Brasil, que provocou a perda de 118,8 mil empregos, inclusive em Taubaté (SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?