Lewandowski vai lançar Centro de Memória do Ministério da Justiça
O ministro de Lula ainda fará um projeto que visa restaurar uma das obras de Oscar Niemeyer, na capital da República, o Palácio da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai lançar, na próxima terça-feira (20/8), um projeto que visa restaurar uma das obras de Oscar Niemeyer, na capital da República, o Palácio da Justiça. Além disso vai criar o Centro de Memória do Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde estarão obras de arte que evidenciam o valor histórico e cultural do edifício.
A intenção é preservar e recuperar as estruturas físicas, arquitetônicas e paisagísticas do Palácio da Justiça, edificação considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça, do Governo Federal. Ele está localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foi inaugurado em 1972, após desenho do arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Além de contribuições do urbanista Lucio Costa, do paisagista Burle Marx e do artista plástico Athos Bulcão.
A iniciativa de Lewandowski ainda levará à criação de um Centro de Memória, que busca garantir a conservação do mobiliário e das obras de arte que evidenciam o valor histórico e cultural do local.