metropoles.com

Lewandowski suspende PRF que ensinou “câmara de gás” em curso

Em outubro de 2023, a PRF enviou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública uma recomendação para que o policial fosse demitido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra trecho de vídeo em que professor fala sobre "cãmara de gás" em cursinho - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra trecho de vídeo em que professor fala sobre "cãmara de gás" em cursinho - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, suspendeu o policial rodoviário federal Ronaldo Bandeira por ensinar alunos de um curso preparatório a fazer “câmara de gás” em uma viatura. A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem validade de 90 dias.

Em outubro de 2023, a PRF enviou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública uma recomendação de que o policial fosse demitido. A recomendação é resultado do processo administrativo disciplinar (PAD) aberto contra Bandeira.

O documento detalha que o servidor “se comportou de maneira tosca, ímproba, rude, desonesta e, arriscaria dizer, maléfica, ao fazer piadas com seu comportamento lesivo”.

A situação em que o PRF ensinou alunos de um cursinho o procedimento teria ocorrido em 2016. De acordo com o policial, a aula tratava da lei de 1997 que definiu o crime de tortura.

Veja o vídeo:

A fala do professor teve grande repercussão no contexto da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, durante abordagem de policiais rodoviários federais na BR-101, em Umbaúba (SE).

Ganilvaldo não resistiu depois de ter sido trancado no porta-malas de uma viatura da PRF e submetido à inalação de gás lacrimogêneo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?