metropoles.com

Lewandowski suspende ação penal eleitoral da Lava Jato contra Alckmin

O ministro do STF determinou o trancamento de ação que corria na Justiça Eleitoral de SP. A investigação deriva da Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Ricardo Lewandowski
1 de 1 Ricardo Lewandowski - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deu decisão, nesta segunda-feira (19/12), determinando trancamento de ação penal eleitoral contra o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), no âmbito de operação derivada da Lava Jato.

Alckmin era investigado pela Justiça Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que, em 2020, inclusive, determinou o sequestro de bens e de valores, de até R$ 11,3 milhões, da conta do ex-governador do estado, à época membro do PSDB.

O ministro do STF considerou que a acusação contra o hoje vice-presidente eleito se baseava em provas do acordo de leniência firmado com a Odebrecht. Decisões baseadas nesse acordo foram invalidadas em decisões contra outros réus nas ações, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Conforme se viu anteriormente, a imprestabilidade da prova questionada pelo requerente foi atestada em decisão da Segunda Turma do STF — transitada em julgado, repita-se —, em face da comprovada contaminação do material probatório”, disse Lewandowski em sua decisão.

Análise em SP

Em 2020, o sequestro de bens de Alckmin foi assinado pelo juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª zona eleitoral de São Paulo. Ele recebeu a denúncia do Ministério Público (MPSP) e tornou Alckmin réu.

O pedido foi feito pela Polícia Federal e deferido no âmbito das investigações da “Lava Jato Eleitoral”, na qual Alckmin foi réu por caixa 2. A investigação tratava de apuração dos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?