metropoles.com

Lewandowski: governadores serão ouvidos sobre PEC da segurança pública

Segurança pública e diálogo com o governo federal foram os temas centrais que guiaram a abertura da 11ª edição do Cosud, realizado no ES

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Heitor Righetti Machado/Secom-ES
Imagem colorida mostra o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande - Metrópoles - Foto: Heitor Righetti Machado/Secom-ES

Espírito Santo – A PEC da Segurança Pública foi um dos temas centrais do primeiro dia da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), realizado nessa quinta-feira (8/8) no Espírito Santo.

Além de governadores dos setes estados que compõem o bloco, e juntos representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, também participou do evento.

Na reunião, o ministro reafirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca uma discussão ampla antes de enviar a proposta ao Congresso. Lewandowski revelou que o chefe do executivo pretende, inclusive, ouvir a opinião de ex-ministros que também já atuaram como governadores por possuírem experiência no assunto. 

O ministro da Justiça, no entanto, não deixou claro quais ministros, e de quais administrações, devem ser consultados pelo governo federal.

5 imagens
1 de 5

Arte/ Metrópoles
2 de 5

Arte/ Metrópoles
3 de 5

Arte/ Metrópoles
4 de 5

Arte/ Metrópoles
5 de 5

Arte/ Metrópoles

Diálogo apesar de divergências

Na fala que abriu o encontro, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), pregou união e diálogo independente de partidos e posições políticas.

“Somos governadores de partidos diferentes, de posições diferentes, mas é uma demonstração clara de que a democracia exige essa convivência harmônica”, disse o anfitrião da 11ª edição do Cosud.

Eduardo Leite (PSDB), Romeu Zema (Novo), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Jorginho Melo (PL) e Cláudio Castro (PL) seguiram o anfitrião do evento. Eles sinalizaram a intenção de trabalhar juntos, mesmo em meio a divergências políticas, inclusive com governo Lula na proposta de segurança.

Lewandowski tranquiliza governadores

A postura também foi defendida pelo ministro da Justiça. Lewandowski voltou a repetir que o projeto será amplamente discutido com os governadores brasileiros, e garantiu que a PEC não vai diminuir a independência dos estados no assunto.

“O governo federal não vai fazer qualquer ingerência na autonomia dos estados e dos municípios no que diz respeito a segurança pública”, afirmou Lewandowski. “Não vai mexer com a Polícia Civil, não vai mexer com a Polícia Militar e muito menos com as guardas municipais”.

A expectativa é de o ministro da Justiça apresente o texto da PEC para os governadores do Cosud nesta sexta-feira (9/8).

Cosud

Além da segurança pública, a 11ª edição do Cosud tem como temas centrais a reforma tributária e as adaptações contra mudanças climáticas.

Ao todo, 14 grupos de trabalho temáticos se reunirão para debater até sábado (10/8) temas específicos como educação, esportes, saúde, direitos humanos, entre outros.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?