1 de 1 Fátima-Bezerra-Lewandowski
- Foto: Jamile Ferraris / MJSP
Em Mossoró (RN) para acompanhar as operações de busca pelos dois fugitivos do presídio federal da cidade, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que a fuga dos criminosos não afeta a segurança das cinco unidades prisionais federais e afirmou que a captura é uma “dificuldade momentânea”. Segundo ele, trata-se de um problema localizado.
“A minha presença aqui é, antes de mais nada, para mostrar que o governo federal está presente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está aqui também prestigiando o Estado, prestigiando as autoridades locais para que nós resolvamos esse problema que surgiu, que é um problema que, tenho que dizer, não afeta em hipótese nenhuma a segurança das cinco unidades prisionais federais, mas que é um problema localizado e que será superado em breve com a colaboração de todos”, disse o ministro em declaração à imprensa na manhã deste domingo (18/2), ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
O titular da pasta desembarcou na cidade para reuniões com chefes das equipes que buscam os fugitivos, que ocorrem na sede da Polícia Federal (PF).
6 imagens
1 de 6
Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
Jamile Ferraris / MJSP
2 de 6
Os dois fizeram uma declaração à imprensa após o ministro desembarcar em Mossoró (RN), na manhã deste domingo (18/2)
O ministro nomeou o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires como interventor no presídio, para assumir o comando da unidade. Vieira Pires embarcou para o local, na tarde de quarta, juntamente com o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.
A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em julho de 2009 e está situada em uma área rural no Rio Grande do Norte. Atualmente, 68 presos estão no local.
Fuga
Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada da última quarta. Segundo o Ministério da Justiça, eles utilizaram ferramentas das obras da unidade prisional para escapar do local.
Presídio de Mossoró havia registrado tentativa de fuga menos de um ano antes da escapada inédita
Reprodução
2 de 6
Camisa de um dos procurados pela polícia após fugir do presídio federal de Mossoró
Divulgação
3 de 6
Cinco presídios são administrados pelo governo federal
Reprodução/Depen
4 de 6
Mossoró: PF usa drones e helicópteros nas buscas a fugitivos do CV
PF/Divulgação
5 de 6
Mapa do presídio em Mossoró; ausência de muro facilitou fuga em fevereiro
Reprodução/Google
6 de 6
MJ trocou direção da Penitenciária Federal de Mossoró após fuga de dois detentos
Reprodução/Depen
Mais de 300 agentes da PF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das forças estaduais estão atuando nas buscas pelos fugitivos. Três helicópteros e drones também foram empregados na recaptura.
A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar, no âmbito criminal, se pessoas, eventualmente, facilitaram a fuga.
Os dois fugitivos foram transferidos da penitenciária do Acre para a de Mossoró em setembro de 2023 por terem participado de uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que resultou na morte de cinco detentos.
As buscas
As buscas têm se concentrado num raio de 15 km do presídio, uma vez que não há indícios de que os dois teriam sido levados ou capturado algum veículo para fugir. O cerco também teria impedido que se deslocassem por uma grande distância, avaliam as autoridades.
A dupla teria feito uma família de refém na noite de sexta-feira (16/2), segundo investigadores que integram a força-tarefa de busca dos fugitivos. De acordo com o relato dos agentes, Rogério da Silva Mendonça, mais conhecido como “Tatu”, e Deibson Cabral Nascimento, o “Deisinho” comeram no local e, logo após, teriam fugido com mantimentos da casa.
Os nomes dos dois fugitivos também estão na lista da polícia internacional, a Interpol.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?