Lewandowski determina atuação ostensiva da PF na segurança do RS
PF passou a operar na segurança do Aeroporto Salgado Filho e de rodovias, além de outros pontos estratégicos para reprimir a criminalidade
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que a Polícia Federal (PF) atue, com a totalidade de suas equipes, em ações de segurança pública no Rio Grande do Sul a partir deste sábado (11/5).
Desde quarta-feira (8/5), o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal assumiu a segurança do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Além disso, o grupo especializado em situações de risco elevado e de alta complexidade foi enviado à capital gaúcha.
Na capital do estado, atuam 401 policiais federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasília, operadores do Comando de Operações Táticas (COT), Grupo de Pronta Intervenção (GPI), Núcleo de Polícia Marítima (Nepom) e Comando de Aviação Operacional (Caop).
Entre os recursos, destacam-se 30 viaturas comuns, 40 caminhonetes, 15 botes de resgate e 20 embarcações de resgate. Além disso, foram disponibilizados quatro geradores, 11 jetskis, seis viaturas-reboque e um helicóptero para operações aéreas. Para suporte logístico, foram empregados dois caminhões, um caminhão plataforma e uma carreta-tanque de abastecimento.
A comunicação também foi priorizada, com equipamentos de última geração, incluindo rádios Tetrapol com repetidora, rádios satelitais, telefones e internet via satélite. Para monitoramento e vigilância, foram utilizados drones equipados com tecnologia de visão noturna, além de outros dispositivos de monitoramento georeferenciados.
Nos últimos dias, houve redução do número de pessoas que solicitaram remoção de suas residências, o que levou a corporação a encerrar as ações de resgate, que passarão a ocorrer pontualmente, conforme a chegada de novos pedidos.
Na sexta-feira (10/5), ainda houve esforço operacional para convencer as pessoas que estão em situação de risco a deixarem suas residências.