Lewandowski autoriza envio de 100 agentes da Força Nacional para o RS
Reforço autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski será de 60 bombeiros e 40 policiais militares para o socorro à população do RS
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou, nesta sexta-feira (3/5), o envio de 100 agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o Rio Grande do Sul. Também serão deslocados para o estado 25 caminhonetes, dois ônibus, um caminhão e três botes de resgate. A medida integra as ações de auxílio às vítimas das enchentes na região.
No início da tarde, Lewandowski comunicou ao governador Eduardo Leite (PSDB), por telefone, o envio dos agentes. A tropa federal se juntará aos agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estão atuando na região desde as primeiras horas da tragédia.
Até o momento, 36 policiais federais estão envolvidos diretamente nos trabalhos. Três embarcações da Superintendência da PF no Rio Grande do Sul atuam na região.
A PRF mobilizou 75 agentes para as operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes, além de sete especialistas em resgate. Três aeronaves da PRF estão mobilizadas, sendo que uma já se encontra em Porto Alegre, e 20 viaturas atuam no suporte.
O estado contabilizou ao todo 37 mortos devido às chuvas que afetam a região desde segunda-feira (29/4). Nos 235 municípios afetados pela água, mais de 300 mil pessoas sofrem algum tipo de consequência por causa da tempestade.
Ao todo, 7,9 mil pessoas estão em abrigos e 23,5 mil estão desalojadas. O número de desaparecidos também aumentou. De acordo com a Defesa Civil, 74 pessoas estão sumidas.
Os municípios com mais mortes são Gramado e Santa Cruz do Sul. Veja na tabela abaixo quantos registros cada município do estado possui: