metropoles.com

Lewandowski apresenta nova versão da PEC da Segurança nesta quarta

Ministro da Justiça e Segurança Pública deverá apresentar a nova versão da PEC nesta tarde, após conversa com governadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Presidente Lula e Ricardo Lewandowski participam da cerimônia de Assinatura de Contrato entre BNDES e MJSP recursos do Fundo Amazônia - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Ricardo Lewandowski participam da cerimônia de Assinatura de Contrato entre BNDES e MJSP recursos do Fundo Amazônia - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentará, nesta quarta-feira (15/1), uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. O texto foi mexido após conversas com governadores.

Principais pontos da PEC da Segurança:

  • Inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o “SUS da Segurança Pública”, na Constituição.
  • Atribuir à União a competência de estabelecer uma política nacional de segurança pública e defesa social, com abrangência ao sistema penitenciário.
  • Polícias Federal e Rodoviária Federal com papel ampliado. Elas seriam responsáveis pela repressão a crimes ambientais, organizações criminosas e milícias privadas quando houver atuação interestadual dos criminosos.

Segundo o ministério, a proposta é para “reorganizar e fortalecer o sistema de segurança brasileiro por meio da integração” da União, estados e municípios.

Em outubro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os governadores ao Palácio do Planalto para, junto a Lewandowski, ouvir as demandas dos Executivos estaduais.

As reclamações e sugestões deverão estar contempladas na nova versão da PEC, a ser apresentada pelo ministro na tarde desta quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?