Lesa Pátria: alvos desrespeitaram uso de tornozeleira e podiam fugir
Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (6/6), 45 pessoas e busca outras 163 vinculadas aos atos do 8 de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Os presos e foragidos na nova fase da Operação Lesa Pátria desta quinta-feira (6/6) são condenados que não se apresentaram para cumprir pena, ou seja, foragidos. A ação também abrange investigados que descumpriram medidas judiciais, como aqueles que não fizeram uso de tornozeleira eletrônica, ausentaram-se do domicílio sem comunicar o juízo, apresentavam risco de fuga.
O objetivo da operação era capturar réus que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Até o momento, foram presas 45 pessoas. A PF continua realizando diligências para localização e captura de outros 163 condenados ou investigados considerados foragidos.
Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal.
Segundo o governo, são investigados os seguintes crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime; e
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.