Leite sobre prévias no PSDB: “Hora de separar o joio do trigo”. Vídeo
Eduardo Leite divulgou gravação por WhatsApp no mesmo momento em que Doria realizava coletiva de imprensa: “O partido se conjuga no ‘nós'”
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (23/11), no mesmo momento em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o também candidato às prévias do PSDB e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio afirmavam que precisavam se unir e condenavam o que chamam de “boicote” às prévias, em crítica indireta ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, um vídeo do candidato gaúcho foi divulgado pelo WhatsApp.
Na gravação, enviada do celular de Eduardo Leite, o candidato às prévias defende um partido plural. Sem citar nomes, Leite ressaltou que sempre quis as prévias e que vencerá o processo para concorrer à Presidência da República pela sigla, em 2022.
“Sempre quisemos essas prévias, porque não podemos entregar o PSDB para quem não é PSDB. Para quem só sabe conjugar no ‘eu’ e não sabe que o partido se conjuga no ‘nós’. Agora, mais do que nunca é hora de separar o joio do trigo”, disse.
Veja o vídeo:
Enquanto Leite falava de unidade e de ter um partido baseado no “nós”, Doria e Virgílio diziam em coletiva: “O PSDB não é um partido de um dono”, pontuou Doria, que chegou a ser chamado de autoritário pelo governador gaúcho. “Eduardo Leite não é nosso inimigo. Ele é parte do PSDB”, contemporizou.
Na coletiva, Doria disse que apoia a decisão do partido de contratar uma nova empresa para a conclusão das prévias no próximo domingo e minimizou os atritos com Leite, governador do Rio Grande do Sul.
Prévias adiadas
Nesta terça, o PSDB selecionou outra empresa para realizar as prévias do partido, suspensas no último domingo (21/11) devido a falhas no aplicativo desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).
Para dar continuidade à escolha do presidenciável de 2022, a sigla testa novo aplicativo da Relata Soft, empresa especialista em sistemas eleitorais.
Denominada D.Vota, a plataforma desenvolvida pela empresa passará por análises a serem efetuadas por equipes técnicas das três campanhas que disputam as prévias. Os candidatos Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria participarão do processo e designarão as equipes.
Caso os testes sejam bem-sucedidos, a Relata Soft poderá iniciar o plano de votação que vai contemplar os cerca de 40 mil filiados que não conseguiram usar, no último domingo, o aplicativo PSDB Prévias, desenvolvido pela Faurgs.