Leilão de arroz: ministro confirma “troca” de diretor da Conab
Paulo Teixeira afirmou que a direção-executiva de Operações e Abastecimento será renovada, após anulação de leilão do arroz
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, disse nesta terça-feira (25/6) que haverá uma troca na direção-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Questionado ao chegar no Palácio do Planalto sobre o futuro do cargo, Teixeira se limitou a falar de “trocar”. Atualmente, a vaga de diretor-executivo de Operações e Abastecimento na Conab é ocupada por Thiago José dos Santos.
A divisão estava responsável pelo leilão de arroz promovido pelo governo federal e anulado dias depois com suspeitas de irregularidades.
A situação também levou à exoneração de Neri Geller, então secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Falcatrua no leilão, segundo Lula
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou a criticar o preço “caro” do arroz e citou o leilão: “Tivemos anulação, porque houve falcatrua na empresa“.
Além do valor do alimento nas prateleiras dos mercados, o governo federal passou a se preocupar com a produção do arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul em maio.
Segundo ministros, outro leilão será organizado, mas ainda não há data para isso. A expectativa é de auxílio da Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU) na organização da nova compra.