metropoles.com

Lei define agosto como Mês da Primeira Infância

Ao longo do mês de agosto, serão realizadas ações de atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Gomes / Divulgação
Paula Belmonte aparece com fundo nublado
1 de 1 Paula Belmonte aparece com fundo nublado - Foto: Cadu Gomes / Divulgação

O mês de agosto passa, a partir de agora, a ser dedicado às ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade. A Lei nº14.617, que institui o Mês da Primeira Infância, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (11/7).

A nova lei tem como origem o projeto de lei (PL), de iniciativa da ex-deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) (foto em destaque), aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021 e pelo Senado Federal em junho deste ano.

Em 2021, o Brasil registrou cerca de 2,6 milhões de nascimentos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São crianças que se somaram às nascidas em anos anteriores e que completam as pouco mais de 20,6 milhões que estavam na primeira infância naquele ano, segundo o DataSUS.

É para essa parcela da população que as ações no mês de agosto serão dedicadas, com iniciativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil organizada. São ações como oferta de atendimento integral e multiprofissional, promoção dos vínculos afetivos, da nutrição, imunização, direito de brincar e prevenção de acidentes e doenças.

A nova lei também prevê um esforço das casas legislativas em votar e priorizar debates sobre matérias voltadas às crianças na primeira infância.

No ano 2000, o economista James Heckman recebeu o Prêmio Nobel de Economia pelo estudo, que realizou com uma equipe multidisciplinar, sobre o impacto da qualidade do desenvolvimento na primeira infância nos resultados econômicos, sociais e na saúde de uma sociedade.

Essa importância e as especificidades dessa fase da vida também deverão ter ampla divulgação em todos os setores da sociedade, em especial nos órgãos públicos, meios de comunicação, setores empresariais e acadêmicos, define o texto.

Com informações da Agência Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?