Leblon é o bairro do Rio com mais autuações por aglomeração
Frequentadores de bares protestaram contra fiscalização e dezenas de pessoas foram multadas sem mascaras. Uma pessoa foi presa
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Um bar, um supermercado e uma banca de jornal foram interditados no Leblon, bairro da zona sul do Rio com o maior número de autuações por desrespeito às regras de proteção da vida, estabelecidas por decretos estadual e municipal.
Além disso, na noite deste domingo, uma pessoa chegou a ser presa por desacato e dezenas foram multadas por não usarem máscara. Houve protesto de pessoas sem o equipamento de proteção individual contra a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, que teve apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Ao todo, fiscais da Vigilância Sanitária e da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF, da Seop) realizaram 14 vistorias, cinco interdições (três no Leblon e duas no Centro) e aplicaram 13 multas por irregularidades como aglomeração, excesso de mesas e cadeiras, e falta de licenciamento.
Foi fiscalizada toda a extensão da Rua Dias Ferreira e Avenida Ataulfo de Paiva. Receberam interdição cautelar por conta de aglomeração o supermercado Zona Sul, o Galeto Leblon, e uma banca de jornal que comercializava bebidas alcoólicas para consumo no local. Outros dois bares foram multados por infrações sanitárias.
Além das cenas de aglomeração durante a noite, com a concentração de pessoas nos bares, o Leblon também vem registrando, diariamente, cenas de desrespeito na praia, onde, em muitos momentos, não é possível ver a faixa de areia, o que indica que não há distanciamento entre as pessoas.
Outras praias
Outras praias da cidade também registraram cenas de desrespeito às regras, como em Copacabana, onde houve registros de pontos com aglomeração nos quiosques e no calçadão, com as pessoas aproveitando o fim de noite sem máscara.
Desde a sexta-feira (12/2), início das ações para combater aglomerações no período que seria do carnaval, já foram feitas 55 inspeções sanitárias, com 40 autos de infração e 22 interdições, além de nove apreensões (oito de equipamentos de som e uma de bebidas). Denúncias de festas clandestinas e desrespeito às regras podem ser feitas pela central de atendimento da prefeitura no número 1746.
Operação na Lapa
Um bloco improvisado com cerca de 200 pessoas foi dispersado na Lapa, com apreensão de um pandeiro e um tantan. O grupo estava na Rua Mem de Sá, altura do número 103, e foi dispersado por equipes do 5º Batalhão de Polícia Militar, Lapa Presente e Grupamento Tático Móvel (GTM) da Guarda Municipal.
Na Lapa, o Bar Leviano recebeu interdição cautelar (até as 7h desta segunda) por aglomeração, além de ser multado e ter equipamento de som apreendido. O Bar Botecário também foi multado por descumprir as medidas de proteção à vida e combate à pandemia, e o Bar Beco do Rato foi interditado totalmente por falta de licença.
Ainda como saldo da operação no bairro, a Secretaria Municipal de Assistência Social atendeu oito pessoas em situação de rua, e a Seop removeu quatro veículos por estacionamento irregular.