Le Pen já tenta mobilizar eleitores para o segundo turno na França
Partido da líder da ultradireita no país aparece como vencedor em projeções divulgadas neste domingo pela imprensa
atualizado
Compartilhar notícia
A líder ultradireitista Marine Le Pen, do Reunião Nacional (RN), já conclama os eleitores para o segundo turno das eleições na França. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Le Pen chama a população para que esta se mova para garantir que o país encontre “na unidade e na fraternidade a energia para se tornar um só”.
“Meus queridos compatriotas, neste dia 30 de junho de 2024, a esperança renasce no país. No dia 7 de julho, mobilize-se para que o povo vença!”, afirmou na mensagem do X em referência ao segundo turno, marcado para o próximo domingo (7/6).
A publicação da líder da ultradireita na França veio após as projeções indicarem derrota do presidente Emanuel Macron. Números da imprensa francesa indicam que o Reunião Nacional (RN) e seus aliados (34%) estão à frente da coalizão de esquerda do NFP (28,1%) e do campo presidencial (20,3%).
A nova cara da Assembleia Nacional será definida com as eleições. Elas foram necessárias após Macron dissolver o Parlamento no último dia 9. A medida foi uma aposta para tentar mostrar força depois que a extrema direita saiu vencedora no Parlamento Europeu.
O pleito tem uma das maiores participações da história. A taxa de participação ficou em torno de 27%, com pouco mais de 33 milhões de eleitores exercendo o direito a voto no país.