LDO: governo estima PIB em 2,8% e inflação de 3,1% em 2025
Parâmetros macroeconômicos foram apresentados nesta segunda-feira (15/4) no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Planejamento e Orçamento trabalha com previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,8% em 2025 e inflação (IPCA acumulado) em 3,1%. Esses e outros parâmetros macroeconômicos foram apresentados nesta segunda-feira (15/4) no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025.
Ambos os números estão abaixo das projeções do mercado. Segundo o último Relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC), economistas e analistas do mercado financeiro projetam crescimento da economia brasileira de 2% no ano que vem. A estimativa para a inflação no próximo ano é de 3,56%.
O projeto prevê ainda uma meta fiscal de déficit zero para o próximo ano, a mesma deste ano, e salário mínimo de R$ 1.502 para 2025, um aumento de 6,37% a mais do que o piso de 2024 (de R$ 1.412). A LDO dá as bases para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
O projeto será enviado para análise do Congresso Nacional e tem que ser votado até 17 de julho (veja detalhes da tramitação abaixo).
Tramitação no Congresso
O PLDO será inicialmente encaminhado para a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), formada por deputados e senadores, responsável por emitir parecer. Os parlamentares podem fazer alterações na peça orçamentária sugerida pelo governo.
Depois da CMO, o projeto orçamentário é apreciado pelo Congresso em sessão conjunta. Com a aprovação, será enviado ao presidente da República para sanção (concordância) ou veto (discordância), parcial ou total.
O projeto precisa ser votado e aprovado até 17 de julho. Sem a aprovação da