metropoles.com

LDO deve ser votada na Comissão Mista do Orçamento nesta terça (17/12)

Já a votação no plenário do Congresso está marcada para quarta (18/12), três dias antes do início do recesso parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Foto colorida do senador Confúcio Moura (MDB-RO) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador Confúcio Moura (MDB-RO) - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional deve votar, nesta terça-feira (17/12), o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A proposta está na pauta da comissão, com a reunião marcada para as 14h.

Já votação da LDO no plenário do Congresso está marcada para quarta-feira (18/12), três dias antes do início do recesso parlamentar. A LDO é o projeto que define as diretrizes para a elaboração e a execução do Orçamento do próximo ano, além de definir a meta de fiscal do governo. O relator do texto, senador Confúcio Moura (MDB-RO), apresentou seu parecer na segunda-feira (16/12).

No texto protocolado, o relator obriga o governo federal a contingenciar recursos mirando o centro da meta de resultado primário. Antes, o projeto original previa que o Executivo poderia mirar no limite mínimo para cumprir a meta de deficit zero. A modificação só valerá até outubro. Depois, o governo vai poder liberar mais despesas.

Para 2025, a meta do governo segue em zero, ou seja, equivaler o que gasta e o que arrecada ao mesmo patamar. A lei do Arcabouço Fiscal permite, no entanto, um intervalo de tolerância de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) para mais ou para menos.

Outras mudanças

Além disso, Confúcio aumentou a lista de despesas do governo que não podem ser alvos de contingenciamento. Ao todo são 16 pontos, entre eles o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, despesas com a proteção, a promoção e o apoio às populações indígenas e o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente.

Outro ponto incluído pelo relator foi a definição sobre as obras estruturante. No texto, ele deixou definido como estruturante aquilo que está previsto no Plano Plurianual (PPA).

Em 4 de dezembro, a CMO já havia aprovado o relatório preliminar. Depois disso, foram abertos os prazos para que os parlamentares apresentassem emendas ao texto, ou seja, sugestões de alteração na proposta que veio do Executivo. O prazo se encerrou, e Confúcio construiu seu relatório final acatando ou rejeitando as emendas dos colegas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?