metropoles.com

Lava Jato: perícia contradiz PF e diz que voz gravada não é de Appio

Parecer apresentado pela defesa do juiz Eduardo Appio diz apenas que vozes na gravação são de dois homem com sotaque sulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Justiça Federal
Foto colorida do juiz Eduardo Appio, afastado da Lava Jato - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do juiz Eduardo Appio, afastado da Lava Jato - Metrópoles - Foto: Reprodução/Justiça Federal

A voz ouvida em gravação que ameaça o filho do desembargador Marcelo Malucelli, entregue à Justiça pelo senador e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União-PR), não é do juiz Eduardo Appio. Parecer técnico do professor Pablo Arantes foi apresentado pela defesa do magistrado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O documento do professor Arantes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), contradiz laudos apresentados pela Polícia Federal (PF) em que comprova suposta ligação entre o juiz Appio e as ameaças contra o filho do desembargador.

“A razão para essa conclusão são a inespecificidade e baixo poder discriminatório das características linguísticas identificadas e analisadas no Laudo”, afirma o professor da UFSCar.

Pablo Arantes é bacharel em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui especialização em fonética forense.

Em seu parecer, o docente destaca que não há dúvidas sobre o sexo da pessoa que realizou a ligação. Além disso, ressalta que o falante é da região Sul do Brasil devido ao sotaque predominante.

“Os dois locutores apresentam repertório verbal e sotaque compatível com falantes da região Sul do Brasil”. disse Pablo Arantes.

Afastamento

Eduardo Appio estava à frente da Operação Lava Jato, mas foi afastado cautelarmente da 13ª Vara de Curitiba pelo TRF4. O magistrado é acusado de realizar um telefonema suspeito para ameaçar o filho do desembargador Malucelli, responsável por outro processo disciplinar contra Appio.

O juiz Appio teria consultado, em um processo, o número de João Eduardo Barreto Malucelli, filho de Marcelo.

João Malucelli é sócio do escritório de advocacia Wolff Moro, comandado por Sergio Moro e sua esposa, a deputada federal Rosangela Wolff Moro (União Brasil).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?