Lava Jato: Gilmar Mendes suspende processos contra Arthur Lira
Decisões de Gilmar Mendes suspendem processos de improbidade administrativa contra Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
Três processos que envolvem Arthur Lira (PP-AL) no âmbito da Lava Jato foram suspensos nesta segunda-feira (20/3). Isso acontece após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisou ações envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados e seu pai, Benedito de Lira (PP-AL), prefeito de Barra de São Miguel. As informações são do UOL.
As ações em questão foram movidas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que apontaram desvio de dinheiro da Petrobras para custear campanhas de Arthur Lira e seu pai. A Justiça Federal do Paraná chegou a determinar bloqueio de R$ 10,4 milhões do deputado e do prefeito.
Em 2017, a Segunda Turma do STF rejeitou a denúncia apresentada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. De acordo a denúncia do ex-PGR, Arthur Lira e Benedito de Lira teriam recebido propina de R$ 2,6 milhões, oriundos da Diretoria de Abastecimento da Petrobras.
A denúncia foi apresentada com base na delação de Ricardo Ribeiro Pessoa, da empreiteira UTC. Os processos correm em segredo de Justiça. A defesa de Arthur Lira abriu uma reclamação no STF, afirmando que a Segunda Turma da Corte rejeitou a denúncia da PGR em 2017.