metropoles.com

Lava Jato: 84% dos brasileiros defendem continuidade da operação

Segundo o estudo da CNT, a maioria dos entrevistados acredita que as operações são “importantes e devem continuar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
carreata apoio lava jato PF brasilia
1 de 1 carreata apoio lava jato PF brasilia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A continuidade da força-tarefa Lava Jato é defendida por 84% dos brasileiros, conforme mostra pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta segunda-feira (26/10). De acordo com o estudo, a maior parte dos entrevistados acredita que as operações são “importantes e devem continuar”.

Por outro lado, apenas 11% creem na extinção da Lava Jato “porque ela já fez o que era necessário”.

Em relação à percepção da corrupção nos últimos 2 anos, 39,3% dos brasileiros acreditam que aumentou, enquanto 36,6% defendem que permaneceu igual. Os outros 21,7%, dos entrevistados dizem que ela reduziu.

3 imagens
Manifestações de apoio à Lava Jato
Presidente Jair Bolsonaro e ministros em cerimônia militar
1 de 3

Manifestações de apoio à Lava Jato ocorreram em várias cidades do país

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Manifestações de apoio à Lava Jato

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Presidente Jair Bolsonaro e ministros em cerimônia militar

Igo Estrela/Metropoles

“Acabei com a Lava Jato”

No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ter “orgulho e satisfação” em dizer à imprensa que tinha acabado com a Lava Jato, “porque não tem mais corrupção no governo”. A fala repercutiu negativamente, inclusive, entre apoiadores do governo.

Após a declaração, o mandatário disse, em transmissão virtual, que a frase foi uma “figura de linguagem” e os críticos não conseguiram acompanhar seu raciocínio ou usam de má-fé para interpretá-lo equivocadamente. “Ou tá com dor de cotovelo”, colocou.

“Para mim, acabou a Lava Jato. Porque nos não temos ninguém sendo investigado. Agora, para outros locais, continua a Lava Jato”, disse. “Vou tocar pela última vez no assunto. É impressionante a hipocrisia de muita gente e de grande parte da imprensa.”

O presidente assegurou que em 1 ano e 10 meses de sua gestão não há uma só notícia de corrupção. “Então, para nós, a Lava Jato não tem mais finalidade, graças a Deus. Agora, para os demais órgãos do Brasil, alguns estados e municípios, vai continuar funcionando normalmente”, observou.

Aprovação do governo

A pesquisa também mediu a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o levantamento, o desempenho pessoal do mandatário do país é aprovado por 52% dos brasileiros.

Conforme o estudo, 43,2% dos entrevistados desaprovam o desempenho do chefe do Executivo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

No que diz respeito ao governo Bolsonaro, a aprovação é de 41,2%. Outros 55,7% classificaram a gestão como regular ou ruim, tendo 27,2% dos entrevistados classificado o desempenho dos comandados e do presidente como péssimo.

Em parceria com o Instituto de Pesquisa MDA, o levantamento realizou 2.002 entrevistas presenciais, de 21 a 24 de outubro de 2020, em 137 municípios de 25 unidades da Federação.

Além da popularidade do mandatário do país, a pesquisa apontou a percepção dos entrevistados em relação a temas como: eleições municipais, vacina contra Covid-19, Operação Lava Jato, retorno presencial de aulas nas escolas e auxílio emergencial. O estudo também avaliou o interesse dos participantes por questões políticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?