Lava Jato: 84% dos brasileiros defendem continuidade da operação
Segundo o estudo da CNT, a maioria dos entrevistados acredita que as operações são “importantes e devem continuar”
atualizado
Compartilhar notícia
A continuidade da força-tarefa Lava Jato é defendida por 84% dos brasileiros, conforme mostra pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta segunda-feira (26/10). De acordo com o estudo, a maior parte dos entrevistados acredita que as operações são “importantes e devem continuar”.
Por outro lado, apenas 11% creem na extinção da Lava Jato “porque ela já fez o que era necessário”.
Em relação à percepção da corrupção nos últimos 2 anos, 39,3% dos brasileiros acreditam que aumentou, enquanto 36,6% defendem que permaneceu igual. Os outros 21,7%, dos entrevistados dizem que ela reduziu.
“Acabei com a Lava Jato”
No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ter “orgulho e satisfação” em dizer à imprensa que tinha acabado com a Lava Jato, “porque não tem mais corrupção no governo”. A fala repercutiu negativamente, inclusive, entre apoiadores do governo.
Após a declaração, o mandatário disse, em transmissão virtual, que a frase foi uma “figura de linguagem” e os críticos não conseguiram acompanhar seu raciocínio ou usam de má-fé para interpretá-lo equivocadamente. “Ou tá com dor de cotovelo”, colocou.
“Para mim, acabou a Lava Jato. Porque nos não temos ninguém sendo investigado. Agora, para outros locais, continua a Lava Jato”, disse. “Vou tocar pela última vez no assunto. É impressionante a hipocrisia de muita gente e de grande parte da imprensa.”
O presidente assegurou que em 1 ano e 10 meses de sua gestão não há uma só notícia de corrupção. “Então, para nós, a Lava Jato não tem mais finalidade, graças a Deus. Agora, para os demais órgãos do Brasil, alguns estados e municípios, vai continuar funcionando normalmente”, observou.
Aprovação do governo
A pesquisa também mediu a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o levantamento, o desempenho pessoal do mandatário do país é aprovado por 52% dos brasileiros.
Conforme o estudo, 43,2% dos entrevistados desaprovam o desempenho do chefe do Executivo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
No que diz respeito ao governo Bolsonaro, a aprovação é de 41,2%. Outros 55,7% classificaram a gestão como regular ou ruim, tendo 27,2% dos entrevistados classificado o desempenho dos comandados e do presidente como péssimo.
Em parceria com o Instituto de Pesquisa MDA, o levantamento realizou 2.002 entrevistas presenciais, de 21 a 24 de outubro de 2020, em 137 municípios de 25 unidades da Federação.
Além da popularidade do mandatário do país, a pesquisa apontou a percepção dos entrevistados em relação a temas como: eleições municipais, vacina contra Covid-19, Operação Lava Jato, retorno presencial de aulas nas escolas e auxílio emergencial. O estudo também avaliou o interesse dos participantes por questões políticas.