Laudo indica que girafas do Bioparque passaram por “muito sofrimento”
Segundo documento, causa da morte de três girafas no Bioparque do Rio foi miopatia, doença que paralisa músculos do animal
atualizado
Compartilhar notícia
O laudo da necrópsia mostra hematomas no peito e escoriações nas três girafas, importadas pelo Bioparque do Rio, que morreram em dezembro. Isso indica que os animais passaram por “muito sofrimento” antes de morrer.
O documento, obtido pela TV Globo, aponta como causa do óbito a miopatia, que é uma condição que afeta os músculos dos animais.
Segundo o exame, que foi feito por veterinários contratados pelo Bioparque e está em análise no Ibama e no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os animais ainda tiveram enfisema pulmonar.
No dia 26 de janeiro, a Polícia Federal prendeu dois homens por maus-tratos de girafas em um resort safari em Mangaratiba, litoral sul do Rio de Janeiro. Lá, estavam 15 girafas – que foram importadas pelo Bioparque da África do Sul.
No dia 27, a Justiça determinou que o Bioparque providencie um novo local para os animais.
Em nota, o Inea disse que questionou o Bioparque sobre a necrópsia, e que somente após as respostas “é que será possível concluir a análise do laudo das girafas”. Um dos questionamentos é a data da realização da necrópsia, que não foi informada.